Médico diz que Lou Reed sabia da gravidade de seu estado de saúde

O guitarrista e compositor norte-americano Lou Reed, que morreu neste domingo (27), aos 71 anos, por uma doença no fígado, sabia da gravidade de seu estado de saúde. Segundo informações do jornal The New York Times, seu médico, Dr. Charles Miller da Cleveland Clinic, em Ohio, onde o cantor fez um transplante esse ano, o […]

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O guitarrista e compositor norte-americano Lou Reed, que morreu neste domingo (27), aos 71 anos, por uma doença no fígado, sabia da gravidade de seu estado de saúde. Segundo informações do jornal The New York Times, seu médico, Dr. Charles Miller da Cleveland Clinic, em Ohio, onde o cantor fez um transplante esse ano, o músico voltou a unidade nos últimos dias após piorar.

Miller disse que Reed decidiu voltar para Nova York depois que os médicos já não podiam tratar a sua doença hepática em estágio final.

“Ele morreu em paz, com seus entes queridos ao seu redor”, disse o médico. “Nós fizemos tudo o que podíamos”, acrescentou. “Ele realmente queria estar em casa.”

Sóbrio desde 1980, Reed era praticante de Tai Chi, uma arte marcial. Lou estava lutando até o final. Ele estava fazendo seus exercícios de Tai Chi até uma hora de sua morte, tentando se manter forte e continuar lutando”, finalizou o doutor.

Em março, Laurie Anderson, mulher do músico, falou sobre a condição de saúde do marido. “É tão sério quanto parece. Ele estava morrendo. Você não quer isso como diversão”, afirmou.

“Não acho que ele vá se recuperar totalmente disso, mas certamente ele estará fazendo as coisas dele em breve”, completou.

Vida e carreira

Lewis Allan Reed nasceu no dia 2 de Março de 1942 no bairro do Brooklyn em Nova York mas cresceu na região de Long Island. De família de origem judaica, Reed aprendeu a tocar guitarra ouvindo rádio ainda na década de 1950 quando estava no colegial. Foi nessa época que ele sofreu uma de suas experiência mais traumáticas e que seria tema de canções ao longo de sua carreira: bissexual assumido, os pais de Lou Reed submeteram o filho a um tratamento de choque para tentar supostamente curá-lo.

Após deixar o colégio e casa do pais, Reed foi para a Universidade de Syracuse e cursou jornalismo. Nesta época ele passou a apresentar um programa de rádio que tocava predomionantemente doo wop, rhythm and blues e jazz. O gosto por esse estilo musical definiria muitas das técnicas de guitarra desenvolvidas por Reed ao longo de sua vida. Em 1964 ele se formou e logo iniciou sua carreira artística.

The Velvet Underground

Após um curto período trabalhando como compositor da Pickwick Records, uma pequena gravadora de Nova York, Reed foi apresentado a John Cale, um músico galês que acabara de se mudar para Manhattan com a intenção de aprender música clássica. Cale ficou impressionado com uma música composta por Reed em que ele tinha afinado todas as cordas da guitarra na mesma nota.

A amizade com Cale fez com que dividissem uma casa em Manhattan e inciassem um processo criativo que seria responsável por uma das bandas mais importates para a origem do punk rock nos Estados Unidos: o Velvet Underground. Ao lado do guitarrista Sterling Morrison e da baterista Maureen Tucker, Reed e Cale montaram um das mais instáveis e influentes bandas de rock de todos os tempos.

O grupo não demorou a chamar a atenção do artista plástico Andy Warhol que quase imediatamente colocou o Velvet Underground como uma das atrações do Exploding Plastic Inevitable, uma série de eventos multimídia organizados pelo artista de origem polonesa. O contato com Warhol deu novas dimensões à criatividade de Reed que começou cada vez mais mostrar um perfil artístico multifacetado. O contato, entretanto, nem sempre foi harmônico: para o disco de estreia, Warhol insistiu que a banda gravasse com a ex-modelo alemã e cantora Nico. Para expressar sua objeção a banda batizou o disco de The Velvet Underground & Nico para expressar que a vocalista era apenas uma convidada.

Apesar da resistência, Reed escreveu a maioria das canções do álbum pensando na voz de Nico e os dois chegaram a ter um breve relacionamento amoroso (mais tarde ela teria um outro pequeno affair com Cale). O disco, cuja capa ficou famosa por trazer uma obra de Warhol que representa uma banana, estreou apenas na 171ª posição da sparadas. Hoje, porém, o disco é considerado um dos registros mais importantes da música. A revista Rolling Stone classificou o álbum como o 13º mais influente do rock.

As composições completamente vanguardistas para os padrões da época, tratando de temas como drogas (I’m Waiting For The Man e Heroin), sadomasoquismo (Venus In Furs), prostitutas (There She Goes Again), e até ocultismo (The Black Angel’s Death Song) contribuiram para que as vendas do LP fossem pífias. Já no ano seguinte, a banda lançouWhite Light/White Heat. Após esse álbum, mais barulhento, John Cale, responsável pelos experimentalismos musicais, saiu da banda, que passou a ter Lou Reed, de maior apelo artístico e poético, como único líder.

No ano seguinte, veio o 3º álbum, chamado simplesmente de The Velvet Underground que explora um som mais acústico e introspectivo que trouxe faixas como Candy Says, What Goes On, Beginning To See The Light. O derradeiro trabalho com Lou Reed ainda na banda foiLoaded, que conta com três das músicas mais famosas do Velvet Uunderground: Who Loves The Sun, Sweet Jane e Rock and Roll.

Carreira solo

Lou Reed deixou a banda logo em seguida e só voltaria a encontrar seus ex-companheiros de banda em 1993 quando o Velvet Underground se reuniou para a gravação de um disco ao vivo. A saída do Velvet Underground quase significou o abandono da vida artística. Logo após deixar a banda, Reed passou a trabalhar na empresa de contabilidade de seu pai.

Entretanto, um ano depois Reed assinou um contrato com a RCA e embarcou para Londres onde gravou seu primeiro disco solo. Apesar da pequena receptividade, ainda que nomes como Steve Howe e Rick Wakeman tenham participado das gravações, a ida a Londres seria determinante para a carreira de Reed.

Na capital britânica ele se encontrou com Danid Bowie e Mick Ronson. A dupla produziu um segundo álbum solo de Reed em 1972. Com o lançamento de Transformers, Reed foi apresentado a um novo público no Reino Unido com a faixa que seria a de maior sucesso em toda a sua carreira solo: Walk on the Wild Side é uma bem humorada e afetuosa homenagem a algumas das pessoas que passaram pela Factory, o QG criativo do Velvet Underground.

Ainda que Transformers tenha mostrado o potencial comercial da música de Reed, uma discussão entre ele e Bowie encerrou a parceria. Com isso, Lou Reed se voltaria cada vez mais para o lado mais sombrio da industria musical e pautaria sua carreira nessa linha ao longo das décadas de 70 e 80.

A reconciliação com Bowie não demorou, mas a dupla só voltou a trabalhar junta no final da década de 90 no show de 50 anos do camaleão britânico no Madison Square Garden em Nova York no ano de 1997. A parceria em estúdio seria retomada apenas em 2003 quando Reed lançou o álbum The Raven.

A partir do ano 2000, Reed passou a fazer uma série de participações e parcerias. Foi assim que ele cantou a faixa Some Kind Of Nature no terceiro álbum do Gorillaz, Plastic Beach. Mas a colaboração mais noticiada aconteceu há apenas dois anos. Em novembro de 2011 foi lançado o disco Lulu, uma parceria entre Metallica e Lou Reed baseada em duas peças do alemão Frank Wedekind.

Em sua última turnê, que passou pela Europa em 2012, Lou Reed fazia um apanhado de sua trajetória do início da carreira até o lançamento do álbum com o Metallica. Não à toa a turnê se chamava From VU to LULU.

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