Marcos Valério pede transferência para cadeia em Minas Gerais

A defesa do publicitário Marcos Valério, apontado como operador do esquema do mensalão, entrou com um pedido de transferência para que ele deixe o presídio da Papuda, no Distrito Federal, e passe a cumprir pena em Belo Horizonte. Ele está encarcerado na Papuda há pouco mais de um mês. O advogado Marcelo Leonardo disse ao […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A defesa do publicitário Marcos Valério, apontado como operador do esquema do mensalão, entrou com um pedido de transferência para que ele deixe o presídio da Papuda, no Distrito Federal, e passe a cumprir pena em Belo Horizonte. Ele está encarcerado na Papuda há pouco mais de um mês.

O advogado Marcelo Leonardo disse ao site de VEJA que o pedido encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) é uma solicitação do próprio Valério e de sua família. “A família tem tido um ônus muito alto para realizar as visitas, uma vez que semanalmente se desloca de Belo Horizonte para Brasília. Além disso, a mãe de Valério gostaria de ver o filho. Ela é senhora idosa, que não tem condições físicas de viajar de avião”, afirmou.

Na solicitação de transferência, encaminhada ao STF na segunda-feira, Leonardo pede que seu cliente seja transferido para o presídio de segurança máxima Nelson Hungria, na região metropolitana da capital mineira. “Já entramos em contato com a penitenciária e há vaga”, afirma. No local já cumprem pena os também condenados no mensalão José Roberto Salgado e Vinicius Samarane, ex-dirigentes do Banco Rural.

Valério foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O operador do esquema recebeu a pena mais alta aplicada aos condenados: 40 anos, 4 meses e 6 dias de prisão. Ele irá pagar ainda 2,78 milhões de reais em multas.

O pedido de transferência será agora analisado pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa. A decisão deve sair em alguns dias.

Conteúdos relacionados