Mark Graham e Stefano De Stabbata, do Instituto da Internet da Universidade de Oxford, na Inglaterra, criaram um mapa-múndi para mostrar quais os sites mais populares em cada país do mundo. O tamanho dos territórios varia de acordo com o número de usuários dos sites.

O Google domina quase todo o mundo ocidental, incluindo Estados Unidos e a absoluta maioria do continente europeu. Além disso, a gigante das buscas prevalece no Oriente Médio e no leste da Ásia. No mapa, o Google é mostrado em vermelho, o Facebook em azul e o Yahoo! é mostrado em roxo.

Outro gigante da internet, o Facebook, domina boa parte da América Latina, em países como México, Argentina, Colômbia e Peru. No norte da África, a rede social de Mark Zuckerberg também é popular. O site Baidu é absoluto na China e em países vizinhos, enquanto o Yahoo! predomina no Japão e em Taiwan.

Mark e Stefano usaram dados de milhões de pessoas combinando o número médio de visitantes únicos por dia, com a estimativa do número de pageviews para o site dos usuários em um determinado país, para um determinado mês. Eles se basearam em dados da empresa Alexa para criar os mapas.

Outro mapa, com visual clássico, mostra a mesma composição dos sites pelo mundo, mas sem alterar o tamanho dos países.

O resultado apontou o Google como o site mais popular em 62 países. O Facebook ficou em segundo, liderando o número de visitas em 50 países, enquanto o terceiro lugar – Baidu motor de busca da China, era popular em apenas dois países. Os dados mostrados no mapa abrangem o período de julho e agosto deste ano.

O jornal Al- Watan foi o site mais visitado nos territórios palestinos, o serviço de e-mail Mail.ru é o site mais visitado no Cazaquistão, a rede social VK foi o mais visitado na Bielorrússia, e o motor de busca Yandex foi o mais popular site na Rússia.