O poeta Manoel de Barros será homenageado em Dourados em um evento que acontece às 17h30 desta sexta-feira, na Praça Antonio João. Além da presença de autoridades, haverá declamação de poesias pela presidente da Academia Douradense de Letras Odila Lange e um espetáculo de dança, proporcionado pelo Studio Blanche Torres. A Secretaria de Cultura vai instalar o “Varal de Poesia”, com a reprodução de diversas obras de Manoel de Barros, para apreciação pública.

Na sequência das atividades haverá visitação aos portais instalados na praça. Normalmente adesivados com motivos de festas tradicionais da cidade, os portais receberam nova decoração, desta vez homenageando Manoel de Barros, considerado um ícone da poesia sul-mato-grossense.

Para o prefeito Murilo, “esta é uma justa homenagem que a cidade de Dourados faz ao poeta Manoel de Barros, o mais renomado de Mato Grosso do Sul”. Já a primeira-dama Cecília Zauith destaca a homenagem, lembrando que Manoel de Barros é cotado para ser um dos indicados a concorrer ao prêmio Nobel de Literatura de 2013.

O POETA

Nascido no Beco da Marinha, à margem do Rio Cuiabá, na cidade que tem o mesmo nome do rio, em 19 de dezembro de 1916, Manoel Wenceslau Leite de Barros mudou-se ainda menino para Corumbá e da Cidade Branca foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, tendo depois viajado pela Bolívia e Peru, além de morar por algum tempo em Nova York.

Advogado, fazendeiro e poeta, Manoel de Barros reside em Campo Grande e descobriu-se poeta aos 13 anos, quando estudava no Colégio São José dos Irmãos Maristas, no Rio de Janeiro. Desde então a poesia passou a fazer parte de sua vida, tendo escrito 28 obras, e recebido 13 prêmios, entre eles o “Prêmio Orlando Dantas”, em 1960, conferido pela Academia Brasileira de Letras ao livro “Compêndio para Uso dos Pássaros”.

Poeta moderno, Manoel de Barros é avesso à repetição de formas e ao uso de expressões surradas, ao lugar comum e aos chavões. Seu perfil demonstra que também se utiliza da temática regionalista, indo além do valor documental e fixando-se no mundo mágico das coisas banais retiradas do cotidiano e que a maior inspiração para construir suas poesias é o Pantanal.

Pórticos

A Praça Antonio João está consolidada como um dos principais pontos de ações culturais de Dourados. Localizada no centro da cidade, recebe diversos eventos, entre apresentações musicais, teatrais e de dança. Em 2012 o local foi palco da apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, quando mais de 2.500 pessoas puderam assistir ao espetáculo disputado por várias das grandes cidades de todo o mundo.

Também passaram por ali espetáculos de artes cênicas, dança, música, principalmente no final de ano, durante o “Dourados Brilha”, quando durante 22 dias consecutivos aconteceram essas apresentações.

Neste período, os pórticos eram decorados com motivos natalinos, mas com a consolidação cultural, nada mais justo que ocorrerem homenagens como essa que está sendo feita a Manoel de Barros.