Manifestações em cidades americanas contra absolvição pela morte de jovem negro
Várias cidades norte-americanas foram palco, na noite de sábado (13), de manifestações de pessoas revoltadas com a absolvição de George Zimmerman pela morte de um adolescente negro. Foram registrados episódios esporádicos de violência. Nova York, São Francisco, Chicago, Washington, Atlanta e Filadélfia foram algumas das cidades onde a população foi para as ruas contestar a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Várias cidades norte-americanas foram palco, na noite de sábado (13), de manifestações de pessoas revoltadas com a absolvição de George Zimmerman pela morte de um adolescente negro. Foram registrados episódios esporádicos de violência.
Nova York, São Francisco, Chicago, Washington, Atlanta e Filadélfia foram algumas das cidades onde a população foi para as ruas contestar a decisão tomada no final da tarde de sábado por um tribunal de Sanford, na Flórida, que decidiu absolver Zimmerman. Ele matou a tiro um rapaz de 17 anos que estava desarmado.
A morte de Martin ocorreu em uma noite de fevereiro do ano passado, quando Zimmerman desempenhava funções de vigia do seu bairro.
Nas últimas semanas, o julgamento ganhou destaque na imprensa e, no sábado, o veredicto chocou a população, temendo-se uma onda de violência.
Jesse Jackson, um famoso ativista, apelou para todos manterem a calma, por meio do Twitter, onde escreveu: “Evitar a violência, que levará a mais tragédias. Encontre uma maneira de autoconstrução e não de desconstrução neste momento de desespero.”
Os pais de Martin também têm participado de manifestações antiviolência, citando ícones dos direitos civis como Martin Luther King ou lendo passagens da Bíblia.
Em São Francisco, centenas de manifestantes marcharam pacificamente, sendo sempre vigiados por um forte esquema policial. Muitos carregavam cartazes com a frase “O povo diz: Culpado.”
Um grupo de manifestantes que marchava em Oakland, do outro lado da Baía de São Francisco, pintou carros com spray e quebrou janelas, segundo imagens divulgadas pelo Oakland Tribune.
Em Chicago, aos gritos de “Não há justiça, não há paz! Nenhum policial racista!”, uma multidão de ativistas promoveu uma ruidosa manifestação no centro da cidade. A Times Square, em Nova York, também foi palco de uma concentração.
Cerca de 200 manifestantes concentraram-se em um parque do histórico bairro negro de Los Angeles e, em Washington, dezenas de pessoas, a maioria jovens afro-americanos, marcharam.
Centenas de pessoas reuniram-se durante todo o sábado em frente ao tribunal em Sanford, Flórida.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
Últimas Notícias
Após crime que comoveu MS, Lei “Sophia de Jesus Ocampos” tramita na Alems
Mãe e padrasto de Sophia de Jesus Ocampos foram condenados a 52 anos de prisão, somadas as duas penas
Mulher é feita refém em ponto de ônibus na Avenida Paulista em São Paulo
Funcionários de empresas próximas ativaram protocolo de segurança
Baseado em histórias reais, espetáculo Terra Brava acontece esta semana com workshops gratuitos em Campo Grande
Além da peça Terra Brava, a Cia Apoema oferecerá workshops gratuitos em Campo Grande, explorando a união entre circo e teatro.
Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Pedido de liberdade provisória do militar alegando que ele agiu em legítima defesa foi negado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.