Mais de metade dos municípios têm restrições no Cadastro Único de Convênios
A quantidade de municípios com irregularidades no Cadastro Único de Convênios (Cauc) ainda supera a marca de 50% do total nesse mês de novembro. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apesar de ser o menor nível de inadimplência desde o início do ano, o número preocupa por representar mais da metade […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A quantidade de municípios com irregularidades no Cadastro Único de Convênios (Cauc) ainda supera a marca de 50% do total nesse mês de novembro. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apesar de ser o menor nível de inadimplência desde o início do ano, o número preocupa por representar mais da metade de todos os Municípios do Brasil.
A CNM tem acompanhado situação da comprovação da regularidade no Cauc desde o inicio do ano. Pelos dados da entidade, 3.588 Municípios (64,4%) estavam com alguma pendência em janeiro. Em fevereiro eram 4.458 (80,4%), em março 4.042 (72,7%), abril 5.363 (96,4%), maio 5.185 (93,2%), junho 4.041 (72,6%), julho 4.948 (88,6%), agosto 3.599 (64,6%), outubro 3.922 (70,4%) e agora em novembro 2.965 (53,3%).
Os municípios com restrições no Cadastro ficam impedidos de celebrar convênios com a União. Assim, segundo dados da CNM, agora em novembro a situação está bastante crítica em dez Estados da Federação, em que até 80% das prefeituras estão com esse impedimento.
O problema afeta tanto Estados do Sul como do Norte e do Nordeste do País. E o que chama atenção da CNM é o fato de a situação estar nessa proporção passado apenas 11 meses do começo do mandato dos atuais gestores municipais. No arquivo anexo, a Confederação mostra a quantidade de Municípios com um item a comprovar, com dois, com três ou com mais apontamentos.
O Cauc é um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias. A regulamentação para a celebração de convênios entre os Municípios e a União está descrita na Portaria Interministerial 507/2011. Ela estabelece as exigências e o tramite que deve ser observado para a assinatura de convênios entre os entes, e uma delas é a verificação do Cauc.
A partir do acompanhamento da CNM de regularidade no Cauc, a entidade indica que o quadro de Municípios com pendências persiste desde o começo de ano. Ao analisar os dados, a entidade deixa a seguinte indagação: se durante todo o ano mais da metade dos Municípios estão com problemas no Cadastro, alguma coisa deve estar errada no Sistema de Transferências Voluntárias da União para com os Municípios. O questionamento é reforçado ao perceber que em alguns meses mais de 90% das prefeituras estão com irregularidades.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.