Desde a última sexta-feira, já é Natal na Venezuela. Durante um ato no dia 1º de novembro em Caracas, o o presidente Nicolás Maduro decretou a chegada antecipada das festas de fim de ano para “a felicidade de todo o povo” e para derrotar “a amargura”, informa o jornal argentino La Nación.

“Hoje, sexta-feira 1º de novembro, decretamos a chegada do Natal porque queremos a felicidade de todo o povo, a paz”, disse Maduro após visitar a chamada Feira Natalina Socialista 2013, organizada pelo governo em uma área central de Caracas.

No evento, o próprio Maduro, católico fervoroso, tratou de dar a largada para o Natal entoando canções tradicionais e conversando com os três reis magos. “O Natal antecipado é a melhor vacina para qualquer coisa que queiram inventar, para quem quem quiser inventar tumultos e violência”, disse.

Maduro ainda afirmou que a antecipação do Natal também busca servir de bom agouro para o ano de 2014. “Ninguém poderá conosco, ninguém poderá com a felicidade e o direito à paz que temos, ninguém poderá com o direito de temos de viver e ter um feliz ano. Novembro e dezembro tem de ser um bom final de ano e que seja premonitório do que será um tremendo ano de 2014 para a economia e para a sociedade”, afirmou o presidente da Venezuela.

Recentemente, Maduro criou o vice-ministério da Suprema Felicidade Social do Povo, órgão que será responsável por cordenar as ações sociais de seu governo.