Lula teria mudado agenda para tentar conciliar impasse entre indígenas e produtores

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Campo Grande nesta quarta-feira (13), teria mudado a agenda para conversar com produtores rurais de Japorã, distante 477 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, para tentar amenizar os conflitos por terras no estado. Ontem, o vereador Zeca (PT) disse que o ex-presidente teria […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Campo Grande nesta quarta-feira (13), teria mudado a agenda para conversar com produtores rurais de Japorã, distante 477 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, para tentar amenizar os conflitos por terras no estado.

Ontem, o vereador Zeca (PT) disse que o ex-presidente teria um encontro com a juventude e algumas lideranças de movimentos sindicais nesta manhã, mas ele vai se reunir no hotel com produtores rurais, conforme informou o senador Delcídio do Amaral.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, já aguarda por Lula com outros produtores. “Assim que sair da reunião, conto cada detalhe, mas agora prefiro não me manifestar”, disse antes de subir para a sala.

Para o senador petista, o encontro revela a disposição do ex-presidente em pacificar a situação. “Lula está sensível em procurar uma resolução para o conflito entre indígenas e produtores. O ex-presidente está bem-humorado e disposto a trabalhar bastante neste encontro aqui no estado”.

No último dia 4, os índios da etnia Guarani Kaiowá que retomaram propriedades rurais no município de Japorã denunciaram, por meio de informativo do Aty Guasu, que foram cercados por 10 pistoleiros na fazenda São Jorge (antigo Agrolac), no dia 2. A propriedade teve pedido de reintegração de posse expedido no dia 29 de outubro pela juíza federal de Naviraí, Ana Aguiar dos Santos Neves.

Delcídio ainda fez um resumo sobre o encontro em Corumbá, ontem. “Lula debateu a inclusão e a integração entre os países em um debate de altíssimo nível, com logística. Demonstrou o potencial de crescimento e necessidade de integração do país”, finalizou.

O ex-presidente continua a agenda pelo estado em Campo Grande, onde, às 11h, participa de um encontro com empresários na Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). No período da tarde, às 16h, Lula reúne-se com assentados e com lideranças do Partido dos Trabalhadores.

Conteúdos relacionados