Lula: Constituição proposta pelo PT em 1988 deixaria país ingovernável

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, 1º de outubro, que o Brasil seria “ingovernável” se tivesse aprovado, em 1988, a Constituição proposta pelo PT. “Se o nosso regimento e a nossa Constituição fossem aprovados, certamente o país seria ingovernável, porque nós éramos muito duros na queda, muito exigentes”, afirmou Lula, durante […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, 1º de outubro, que o Brasil seria “ingovernável” se tivesse aprovado, em 1988, a Constituição proposta pelo PT. “Se o nosso regimento e a nossa Constituição fossem aprovados, certamente o país seria ingovernável, porque nós éramos muito duros na queda, muito exigentes”, afirmou Lula, durante palestra na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, para comemorar os 25 anos da Constituição.

Segundo Lula, o PT é acusado “injustamente” de não ter assinado a Constituição na época. Ele disse que, no dia da instalação da Constituinte, entregou a Ulysses Guimarães um projeto de Constituição e de regimento interno, propostos pelo PT.

Desaforados

“Nós só tínhamos 16 deputados. Mas éramos desaforados como se tivéssemos 500. O PMDB, que tinha, na época, 306 constituintes, 23 governadores, o presidente da República e o presidente, não tinha um regimento pronto.”

O ex-presidente justificou que o PT votou contra a Constituição apresentada na época porque tinha um projeto próprio – mas depois assinou a Carta. “Nós votamos contra porque queríamos algo mais radical, uma coisa mais forte, que não foi possível porque só tínhamos 16 deputados”, disse o ex-presidente.

Conteúdos relacionados