Luiza Ribeiro alerta sobre o cuidado pessoal contra o câncer de mama

No mês conhecidos internacionalmente como Outubro Rosa, em referência a necessidade de prevenção do câncer de mama, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) chama a atenção para a necessidade de cada mulher cuidar de si mesma, fazendo o auto-exame e, a partir dos 40 anos, a mamografia anualmente. “Somos nós mesmas que temos que nos cuidar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No mês conhecidos internacionalmente como Outubro Rosa, em referência a necessidade de prevenção do câncer de mama, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) chama a atenção para a necessidade de cada mulher cuidar de si mesma, fazendo o auto-exame e, a partir dos 40 anos, a mamografia anualmente.

“Somos nós mesmas que temos que nos cuidar e termos a consciência que, quanto antes detectar a doença, maior é a chance de combater-la sem a remoção completa das mamas” comenta vereadora.

Outubro Rosa

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro remota à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando Outubro Rosa.

Campo Grande

Em Campo Grande a Prefeitura tem um Programa “Consulta Única- Integrada e Resolutiva”. O programa Consulta Única Integrada e Resolutiva presta assistência integral à mulher com o atendimento voltado para a prevenção do câncer de mama e colo de útero, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o planejamento familiar (vasectomia, DIU e laqueadura), com o objetivo de reduzir a fila de espera entre exame, diagnósticos e cirurgia de maneira resolutiva. A equipe é composta por médicos ginecologistas, mastologistas, clínicos gerais, ultrassonografistas, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e assistentes administrativos.

Conteúdos relacionados