Líder da oposição russa sai da prisão e promete tornar-se prefeito de Moscou

O líder da oposição russa Alexei Navalny disse a simpatizantes neste sábado que quer disputar e ganhar uma eleição para se tornar prefeito de Moscou, depois de ser libertado sob fiança enquanto luta contra uma sentença de prisão de cinco anos. Centenas de pessoas, algumas acenando com rosas brancas, deram uma recepção de herói a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O líder da oposição russa Alexei Navalny disse a simpatizantes neste sábado que quer disputar e ganhar uma eleição para se tornar prefeito de Moscou, depois de ser libertado sob fiança enquanto luta contra uma sentença de prisão de cinco anos.

Centenas de pessoas, algumas acenando com rosas brancas, deram uma recepção de herói a um dos maiores críticos do presidente Vladimir Putin quando ele chegou a Moscou no trem que partiu de Kirov, a cidade industrial onde foi condenado por roubo na quinta-feira.

A multidão aplaudiu o ativista anti-corrupção quando ele desceu do trem, gritando: “Navalny é nosso prefeito” e “Nós representamos o poder”.

Navalny, de 37 anos, pode concorrer ao cargo em 8 de setembro se conseguir que sua apelação seja aceita até lá.

Líder dos protestos em Moscou contra Putin, que começaram em dezembro de 2011, ele foi condenado por roubar pelo menos 16 milhões de rublos (494.000 dólares) de uma empresa de madeira de construção quando trabalhava como conselheiro do governador da região de Kirov, em 2009.

A sentença foi inesperadamente dura e foi vista pelos opositores de Putin como parte de uma repressão mais ampla sobre a dissidência desde que o presidente iniciou um terceiro mandato de seis anos, em maio de 2012.

Conteúdos relacionados