O de José Antonio inaugurou esta semana, um novo serviço aos trabalhadores ladarenses: uma sala para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento de suma importância e obrigatório para todo cidadão que queira se formalizar no mercado de trabalho.

O novo serviço é mais um atendimento da Casa da Cidadania, mantida pela Prefeitura de Ladário por meio da Superintendência da Cidadania, Justiça e Inclusão Social, que desde o ano de 2011 vem prestando importantes atendimentos aos cidadãos ladarenses, incluindo Defensoria Pública e Cartório Eleitoral.

José Antonio citou um trecho da música “Um homem também chora” de Gonzaguinha onde diz “Sem o seu trabalho o homem não tem honra. E sem a sua honra se morre, se mata” ressaltando a importância do trabalho para o progresso e para o combate à violência. Ele ainda destacou as ações da Prefeitura na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho e outras ações de fomento à economia e geração de postos de trabalho no município.

A cerimônia foi marcada ainda pela despedida de Juvenal Ávila, que deixa a superintendência da Cidadania de Ladário para assumir um novo desafio na Superintendência de Justiça de , em Campo Grande. Quem assume o lugar de Ávila em Ladário é a pedagoga Jane Contu.

Emissão da carteira digital

Gratuita e necessária, a carteira de trabalho assegura os direitos aos trabalhadores e registra a vida profissional dos brasileiros. Três profissionais da Prefeitura de Ladário receberam capacitação pela Superintendência do Trabalho, em Campo Grande, para realizarem o atendimento na Casa da Cidadania, que inicialmente será feito de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 17 horas.

O primeiro cidadão a utilizar o serviço, logo após a cerimônia de inauguração, foi Amarildo Dias Lemos, que mostrou seu contentamento. “A iniciativa da Prefeitura foi muito boa, pois antes era preciso se deslocar até Corumbá para fazer este tipo de serviço”, disse.

Os documentos necessários para emissão da primeira via do documento são: RG ou carteira do conselho, CPF e comprovante de residência. Para a segunda via, os documentos são os mesmos, acrescidos da antiga carteira (1ª via). Em caso de roubo ou extravio será exigido o boletim de ocorrência. As informações são de Jacqueline Santiago, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ladário.