Kerry: denúncia de espionagem não deve afetar negociação comercial EUA-UE
As preocupações europeias sobre denúncias de espionagem eletrônica pelos serviços de inteligência norte-americanos não devem atrapalhar as negociações comerciais da próxima semana entre a União Europeia e os Estados Unidos, disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, nesta terça-feira. “Isso é uma parceria comercial. Tem a capacidade de impulsionar todos os países”, disse […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As preocupações europeias sobre denúncias de espionagem eletrônica pelos serviços de inteligência norte-americanos não devem atrapalhar as negociações comerciais da próxima semana entre a União Europeia e os Estados Unidos, disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, nesta terça-feira.
“Isso é uma parceria comercial. Tem a capacidade de impulsionar todos os países”, disse Kerry em visita a Polônia. “(A parceria comercial) é realmente separada de qualquer outra questão que as pessoas possam ter em suas mentes.”
Governos europeus têm cobrado explicações de Washington após jornais publicarem denúncias de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) monitorou os telefones celulares de autoridades de alto escalão, incluindo a chanceler alemã, Ângela Merkel.
Paralelamente, negociadores dos EUA e Europa devem começar uma semana de conversas em Bruxelas no dia 11 de novembro, e tentarão chegar a um termo sobre o que será o maior acordo de livre comércio do mundo. Será a segunda rodada de negociações sobre o acordo.
Kerry disse que o acordo criaria o mercado mais poderoso da face da Terra.
“Conjuntamente isso pode ter um impacto positivo profundo aos nossos povos, vai colocar milhões de pessoas em trabalho, criar novos empregos, mais oportunidades e vale a pena impulsionar a medida”, disse Kerry.
“Agora, isso não deve se confundir com qualquer questionamento legítimo que exista a respeito da NSA e outros assuntos. Nós queremos ouvir nossos aliados, queremos ter essa conversa.”
Em referência ao papel das agências de inteligência na Europa e nos EUA em proteger os cidadãos de ameaças de segurança, Kerry disse: “Nós todos estamos nisso junto.”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.