O talento e empenho dos judocas, foi reconhecido nesta quinta-feira (5), durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa, onde o proponente judoca e deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), fez a entrega do Diploma Arigato, às personalidades que contribuíram para o crescimento desse esporte em Mato Grosso do Sul.

Diploma Arigato Judô, é uma forma de dizer obrigado judô, principalmente aqueles que fizeram parte da história do judô no Estado, são eles senseis, dirigentes de clubes, presidente e ex-presidentes da Federação de Judô de MS, atletas e atletas paraolímpicos. Segundo o parlamentar, essa arte marcial, foi fundamental para sua formação, e hoje ele se orgulha em poder prestar a justa homenagem a todos que também se dedicam a esse esporte. “Posso dizer que o judô é um esporte diferenciado, afinal além dos benefícios físicos, é proporcionado bem-estar para a mente e valores como disciplina e respeito, que são levados para a vida inteira”, explica.

Entre os homenageados o judoca e também advogado, Diego Catan, falou sobre a emoção em receber o Diploma Arigato Judô, questionado sobre suas muitas premiações já conquistadas em campeonatos, ele fala sobre a comenda recebida na noite. “Já conquistei muitas medalhas, mas talvez essa seja a mais importante, afinal é o reconhecimento de todas que já ganhei, hoje é um dia muito feliz para mim”, diz o judoca.

Representando os homenageados e também como presidente da Federação de Judô de MS, Marcos Antônio Moura Cristaldo disse que o judô está presente no Estado há mais de 66 anos e atualmente existem aproximadamente 10 mil praticantes. “Ter números expressivos como esses, é resultado da dedicação dos atletas, presidentes que já passaram pela Federação, então este Diploma que recebemos hoje, só tenho agradecer em nome de todos ao deputado Marcio Fernandes, pois é um prestígio a toda biografia deste esporte”, diz o presidente da Federação.

Judô Nota Dez – Durante a Sessão Solene, foi citado o projeto do deputado Marcio Fernandes, que também é judoca e criou em 2007, o Projeto Judô Nota Dez, que atualmente atende mais de 3,5mil crianças e adolescentes no Estado.