O início do inverno trouxe para Mato Grosso do Sul 194 casos suspeitos da gripe H1N1, conforme levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta terça-feira (25). Em 15 dias, houve a notificação de 65 casos suspeitos no Estado. Só em dois hospitais, já são 18 pessoas internadas com os sintomas da doença.

Em 15 dias foram registrados 65 novos casos suspeitos. A infectologista Priscila Alexandrino explica que o tempo influencia no aumento de casos da doença.

“Temos 14 pacientes em tratamento na Santa Casa, mas nenhum desses casos ainda foi confirmado”. O Lacen (Laboratório Central Estadual) realiza os exames de confirmação, mas há demora na liberação do laudo.

Outras quatro pessoas estão internadas no Universitário tratando a gripe. Até o momento, foram registrados 98 casos suspeitos em Campo Grande a apenas quatro confirmados.

Sidrolândia é a segunda cidade do Estado com maior registro da doença, sendo 23 pacientes tratados sob suspeita da gripe e outros 18 em Três Lagoas.

Dos 194 casos suspeitos no Estado, somente dez foram confirmados. Duas pessoas morreram vítimas da doença e outras quatro mortes são investigadas. Os laudos necroscópicos demoram até 60 dias para serem divulgados.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande, 30 pessoas fazem tratamento da gripe na cidade.