Investigação diz que esquema de corrupção em Douradina começou na gestão anterior
As investigações conduzidas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), durante operação Pactum Sceleris, aponta que o esquema criminoso de corrupção teria iniciado durante gestão da prefeita anterior, Nair Branti (PDT). Atualmente Nair ocupa o cargo de chefe de gabinete do atual prefeito de Douradina, Darcy Freire (PDT). Conforme o MPE […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As investigações conduzidas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), durante operação Pactum Sceleris, aponta que o esquema criminoso de corrupção teria iniciado durante gestão da prefeita anterior, Nair Branti (PDT). Atualmente Nair ocupa o cargo de chefe de gabinete do atual prefeito de Douradina, Darcy Freire (PDT).
Conforme o MPE (Ministério Público Estadual), a ação civil pública movida pelos promotores de Justiça, está instruída com documentos encontrados em inquérito civil que tramita na promotoria de Itaporã – distante a 225 km de Campo Grande.
Entre os documentos, um relatório da CGU (Controladoria Geral da União) que aponta diversas irregularidades em licitações e contratações ocorridas na gestão da Prefeita anterior que atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gabinete. Em razão disso, pediu-se o afastamento de Nair, do fiscal tributário Paulo César de Biagi Pires, Osmir Marques Silva e Delazir Alvis Trindade.
Apesar dos promotores já terem solicitados as medidas judiciais, as ações ainda não foram recebidas formalmente pela juíza de Direito em substituição na Comarca de Itaporã.
O MPE afirma que ainda não tem como quantificar o montante desviado dos cofres públicos até porque além do procedimento investigatório criminal que subsidiou a operação, há mais de 20 procedimentos cíveis, entre inquéritos civis e procedimentos preparatórios , em andamento na Promotoria de Justiça de Itaporã para apurar malversação de dinheiro público na cidade de Douradina.
As oitivas seguem nesta sexta-feira (22), com 13 testemunhas. Também estão sendo analisados os documentos e materiais apreendidos e finalizadas as denúncias.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.