Índios desocupam sede, mas continuam com invasão em Sidrolândia

Mesmo desocupando a sede da propriedade, um grupo de indígenas continua acampado na fazenda Querência São José, em Sidrolândia. Esta quarta-feira (20) marca o vigésimo dia de invasão da propriedade. A Querência foi ocupada dia 5 deste mês, quando os indígenas chegaram a ameaçar a proprietária da fazenda, de 81 anos. No fim da semana […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo desocupando a sede da propriedade, um grupo de indígenas continua acampado na fazenda Querência São José, em Sidrolândia. Esta quarta-feira (20) marca o vigésimo dia de invasão da propriedade.

A Querência foi ocupada dia 5 deste mês, quando os indígenas chegaram a ameaçar a proprietária da fazenda, de 81 anos. No fim da semana passada, o grupo desocupou a sede da fazenda, porém segue acampado na propriedade.

De acordo com informações dos proprietários, não há condições de se produzir nada na fazenda com a ocupação. Também é relatado o abate de bovinos pelos índios.

É a terceira vez que a Querência é invadida. Diferente das outras duas invasões, desta vez os indígenas agiram agressivamente, segundo a dona da propriedade, Maria de Lourdes Lopes Bacha. “Quando invadiram a fazenda, eu estava em Campo Grande e vim para cá, logo na entrada não queriam deixar eu ir até a sede, e chegaram a me ‘fechar’ com um trator, impedindo minha passagem”, relatou.

Mesmo com o clima tenso, a PF (Polícia Federal) não registrou nenhum conflito entre indígenas e fazendeiros.

A proprietária já ingressou na Justiça com pedido de reintegração de posse. A Querência é alvo de disputa judicial, porém a proprietária Maria de Lourdes já ganhou o direito a terra nas 1ª e 2ª Instância da Justiça Federal.

Na região

Esta é a 14ª propriedade invadida atualmente entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, área que os índios Terenas pleiteiam para ampliar a reserva localizada na região. Nas duas invasões anteriores dona Maria Lourdes obteve ganho de causa na Justiça. A intenção dos Terenas é ampliar a aldeia Buriti de 2.090 hectares para 17 mil hectares.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados