Pular para o conteúdo
Geral

Índios afirmam que proprietário não se esforça para retirar gado da Fazenda Esperança

Os índios terenas que ocupam a Fazenda Esperança, desde 30 de maio deste ano, afirmam que o proprietário da área Nílton Carvalho da Silva Filho não está se esforçando para retirar os animais da propriedade, conforme acordo firmado na última quinta-feira (11). Terenas e fazendeiros concordaram que em 15 dias, a partir daquela data, os […]
Arquivo -

Os índios terenas que ocupam a Fazenda Esperança, desde 30 de maio deste ano, afirmam que o proprietário da área Nílton Carvalho da Silva Filho não está se esforçando para retirar os animais da propriedade, conforme acordo firmado na última quinta-feira (11). Terenas e fazendeiros concordaram que em 15 dias, a partir daquela data, os donos das fazendas iriam retirar o gado e os pertences, já que os índios avisaram que não vão deixar o local.

Entretanto, até a data de hoje, conforme lideranças indígenas, nada foi feito para que os animais sejam retirados da Aldeia Esperança, nome que eles batizaram a região que abrange as Fazendas Esperança I, II, III e IV, todas de propriedade da família Carvalho e a Fazenda Fazendinha, de propriedade de Míriam Alves Correa.

Segundo as lideranças, apenas Míriam está cumprido o acordo. “Ele veio aqui retirou equipamentos, alguns pertences dele, mas nada de retirar o gado. Se ele não tirar até acabar o prazo não vamos deixar que faça isso depois”, dizem as lideranças.

O conflito

A Fazenda Esperança está dentro da área que os terenas exigem a demarcação. Eles requerem a ampliação da reserva Taunay-Ipegue de 6,8 mil para 33,9 mil hectares em – cidade a 143 quilômetros de .

Desde que a fazenda foi ocupada pelos índios em 30 de maio deste ano, esta foi a primeira vez que os fazendeiros e os indígenas tentaram chegar a um acordo. A Justiça Federal chegou a decretar a reintegração de posse da fazenda, sob pena de ação policial se não fosse cumprida. Entretanto, os indígenas não saíram no prazo estipulado e o pedido de reintegração foi revogado.

O advogado do dono da fazenda, Niutom Ribeiro Chaves Jr. reclama ao Jornal Midiamax que quando a Justiça impõe algo a seus clientes ele é obrigado a cumprir, como determina a lei. Mas, no momento em que a decisão era favorável a ele nada foi feito até que outra medida a cancelasse.

Sobre a queixa dos terenas de que seu cliente não está se esforçando para retirar o gado da propriedade, ele nega. E diz que ninguém mais do que Nilton Carvalho da Silva Filho tem interesse em retirar os animais da propriedade. “O interesse maior é dele, de retirar no menor prazo possível. Quanto mais rápido isso acontecer menos prejuízo ele terá, que já está tendo há dias”, critica.

Ele explica que a retirada não é um processo fácil e que todos os esforços estão sendo feitos para que isso resolva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros