Indígenas se reúnem na Esperança e aguardam vinda de secretário nacional da Sesai
Indígenas da etnia Terena, que ocupam a Fazenda Esperança em Aquidauana, aguardam a vinda do secretário nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Antônio Alves de Souza, a Mato Grosso do Sul na próxima semana para indicação de um novo nome para a secretaria da Sesai no Estado. Segundo o líder Lindomar Terena, neste […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Indígenas da etnia Terena, que ocupam a Fazenda Esperança em Aquidauana, aguardam a vinda do secretário nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Antônio Alves de Souza, a Mato Grosso do Sul na próxima semana para indicação de um novo nome para a secretaria da Sesai no Estado.
Segundo o líder Lindomar Terena, neste momento os índios estão reunidos na fazenda para chegar ao consenso de quem será o novo diretor. “Três nomes estão cotados: professor Alberto (da Aldeia Buriti), Vanderley (da Limão Verde) e Fernando do Conselho distrital de Saúde Indígena”, explicou Lindomar.
No início deste mês, cerca de 100 indígenas de várias etnias protestaram na Sesai em Campo Grande e para pedir a substituição do atual chefe regional, Nelson Olazar alegando que não há ações concretas para a melhoria da saúde indígena, mas ele ainda permanece no cargo, que é de confiança e indicado pelo Ministro da Saúde.
A assessoria de imprensa da Sesai nacional confirmou a vinda do secretário, mas a data ainda não foi definida. Também informou que a secretaria está aberta ao diálogo, se dispôs a ir em todos os locais que ocorrem ocupações e reivindicações por saúde, mas também não confirmou a possível saída de Nelson do cargo.
A reportagem tentou por diversas vezes contato com indígenas que estão na fazenda neste momento para saber o nome escolhido, mas sem sucesso. O dono da fazenda, o pecuarista Nilton Carvalho, também não foi encontrado para confirmar se no local está ocorrendo apenas a reunião ou outra movimentação sobre a ocupação.
No último sábado foi o prazo final dos indígenas para que Nilton retirasse os bens materiais da fazenda, mas Lindomar Terena afirmou que nada foi retirado e que os indígenas continuam a plantar e cuidar da Aldeia Esperança, como nomearam o local.
Notícias mais lidas agora
- Barroso diz que CNJ só manteve evento nacional em MS após escândalo para evitar ‘pré-julgamento’
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
A perseguição ocorreu na manhã desta terça-feira (3)
Deputado quer acabar com déficit habitacional em assentamentos de São Gabriel do Oeste com recursos do MCMV
Zeca do PT fez a indicação durante sessão plenária desta terça-feira (03), na Alems
Antes e depois mostra tamanho de seringueira que já incomodava vizinhos antes de cair em Dourados
Árvore atingiu cinco veículos e dois muros e já corria risco de queda
Trio arromba portão com pick-up, invade e furta joalheria em Aparecida do Taboado
Veículo foi encontrado queimado em canavial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.