Indígenas ocupam fazenda que faz divisa com aldeia Bororó

Um grupo de indígenas da etnia kaiowás ocupou, na manhã desta segunda-feira, a Fazenda Curral de Arame II. A área é vizinha a aldeia Bororó em Dourados, distante 235 quilômetros de Campo Grande. Lideranças indígenas dizem que o local é terra tradicional de seus antepassados e que resolverem ocupar a área por conta da demora […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um grupo de indígenas da etnia kaiowás ocupou, na manhã desta segunda-feira, a Fazenda Curral de Arame II. A área é vizinha a aldeia Bororó em Dourados, distante 235 quilômetros de Campo Grande.

Lideranças indígenas dizem que o local é terra tradicional de seus antepassados e que resolverem ocupar a área por conta da demora da Fundação Nacional do Índio (Funai) em resolver a questão da demarcação. Os produtores contestam a informação.

Conforme um dos líderes do movimento indígena, cerca de 95 famílias passarão a acampar na fazenda, sem data para deixar o local.

A família do proprietário da fazenda registrou Boletim de Ocorrência e policiais federais estiveram no local. Ninguém da Funai de Dourados ou do Departamento de Área de Identificação e Delimitação de Terras Indígenas, em Brasília, foi encontrada para comentar o caso.

Conteúdos relacionados