Geral

Índia declara 5 dias de luto oficial por morte de Nelson Mandela

O governo indiano anunciou nesta sexta-feira cinco dias de luto oficial como demonstração de respeito a Nelson Mandela, que morreu ontem em sua casa de Johanesburgo, informou uma fonte oficial. A decisão se tomou em reunião do gabinete de governo, que ofereceu suas condolências pela morte do dirigente sul-africano. “Mandela foi o maior líder não […]

Arquivo Publicado em 06/12/2013, às 14h41

None

O governo indiano anunciou nesta sexta-feira cinco dias de luto oficial como demonstração de respeito a Nelson Mandela, que morreu ontem em sua casa de Johanesburgo, informou uma fonte oficial.

A decisão se tomou em reunião do gabinete de governo, que ofereceu suas condolências pela morte do dirigente sul-africano.

“Mandela foi o maior líder não apenas de sua geração mas também de todo o paradigma. O papel que desempenhou no desmantelamento do ‘apartheid’ é exemplar”, disse o ministro da Informação, Manish Tewari, que anunciou o luto oficial, segundo a agência PTI.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, lamentou antes a morte de Mandela, que descreveu como um “verdadeiro gandhiano” e destacou sua figura como uma fonte de “inspiração eterna para as futuras gerações”.

“Um gigante entre os homens faleceu. É uma perda tanto para a Índia como para a África do Sul. Era um verdadeiro ‘gandhiano'”, afirmou Singh pelo Twitter.

Jornal Midiamax