Incra entrega títulos e deixa ‘Cidade dos Brasiguaios’ em Mato Grosso do Sul

A cidade de Novo Horizonte do Sul, distante 320 quilômetros de Campo Grande, vai ganhar autonomia financeira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MS). Os moradores receberão os últimos títulos definitivos, de um total de 757 famílias assentadas na cidade, em solenidade marcada para este sábado (25). Conforme informações do site Dourados Agora, o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cidade de Novo Horizonte do Sul, distante 320 quilômetros de Campo Grande, vai ganhar autonomia financeira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MS). Os moradores receberão os últimos títulos definitivos, de um total de 757 famílias assentadas na cidade, em solenidade marcada para este sábado (25).

Conforme informações do site Dourados Agora, o município localizado no sul do Estado, foi criado em área pública federal como assentamento. A partir de agora, encerra a gestão compartilhada entre o Incra e a Prefeitura, que assumirá obrigações como a viabilização de programas e financiamentos. Os moradores poderão realizar projetos, alugar, arrendar e vender o imóvel sem interferência do órgão.

De acordo com a prefeita Nilza Ramos (PDT), a partir da entrega total dos títulos os moradores terão as obrigações legais com o município no que tange à arrecadação. “A previsão é de aumento na arrecadação, que poderá contribuir para o desenvolvimento da cidade, que já atrai indústrias e está caminhando para a geração de mais emprego e renda”, destaca.

A população estimada em 2013 para Novo Horizonte do Sul é de 4.581 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A formação da cidade se deu após a expulsão, no começo de 1980, de cerca de 800 famílias brasileiras de terras paraguaias. Após se organizarem em grupos e se articularem com o Movimento Sem Terra do Brasil, houve negociação com o Incra que realizou o cadastro de algumas famílias para ocuparem a região.

Conteúdos relacionados