A assessoria de comunicação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) afirma que a lista com os candidatos a lotes da reforma agrária está no site do Instituto, ao contrário do que diz a ação ajuizada pelo Ministério Público Federal.

Desde abril de 2013, segundo o Incra, a lista é atualizada com nomes todos os meses, conforme consta neste link. Até o momento, cerca de 17 mil pessoas estão cadastradas para receber terras da reforma., Para o mês que vem, está prevista a inclusão de mais 4 mil nomes.

Esta teria sido uma das recomendações do próprio Ministério Público após as irregularidades apuradas pela Operação Tellus, que aconteceu em agosto de 2010, quando pessoas teriam fraudado o processo de reforma agrária em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o MPF, uma ação foi ajuizada para responsabilizar o Incra por não divulgar publicamente a lista com todos os nomes dos candidatos a lotes da reforma agrária no estado. A divulgação é obrigatória por lei que determina a publicidade dos atos da administração pública e não foi cumprida pela autarquia.