Foi inaugurou na manhã desta segunda feira, dia 01, a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) em , município a 250 km da capital do Mato Grosso do Sul, contando com Centro Odontológico, Hospital e uma unidade básica de saúde.

De acordo com Flávio Stival, diretor das unidades hospitalares, o hospital atenderá cerca de 8 mil beneficiários da região norte do Estado. Além dos beneficiários de Coxim, atenderá aos servidores de Sonora, Pedro Gomes, Figueirão, Rio Verde, Rio Negro, Alcinópolis e Camapuã que antes precisavam se deslocar até a Santa Casa de Rio Verde, onde está localizado o hospital mais próximo.

Já a nova sede do centro odontológico contará com dois consultórios, além das salas de RX e de esterilização. Com este segundo consultório foi ampliada a rede própria para melhor atender os beneficiários Cassems da região, seguindo a mesma estrutura e organização dos demais Centros Odontológicos: onde serão realizados tratamentos e atendimentos das urgências e emergências.

Ricardo Ayache, presidente da Cassems, explica que o hospital possui uma estrutura bem preparada, que irá atender seus beneficiários e que, além disso, vai continuar recebendo novos equipamentos para melhorar cada vez mais o atendimento aos servidores.

Ayache disse, emocionado, que entregar hospital é um momento especial, e em Coxim há um simbolismo especial para ele, que é neto de libaneses. “Assim como aqui existe o pé de cedro, também há uma árvore de cedro na bandeira do Líbano, que se tornou símbolo do país. E nós queremos que o hospital de Coxim se transforme em um símbolo, de eficiência em saúde, com atendimento caloroso e humanizado para as pessoas se sintam acolhidas, no momento em que mais necessitam de atendimento”, conclui o presidente.

Beneficiários investiram para o sonho de Coxim transformar-se em realidade.

De acordo com a diretora de finanças da Cassems, Maria Antônia Rodrigues foram investidos cinco milhões de reais na reforma, ampliação do prédio e com a aquisição dos equipamentos médicos. A diretora explica que o governo estadual cedeu o prédio e celebrou com a Cassems um termo de permissão de uso para utilização do prédio da antiga Santa Casa que antes pertencia ao Estado.

“Acho importante dizer que a Santa Casa foi toda reformada e ampliada pela Cassems, para que pudesse receber as adequações para a instalação do hospital de Coxim. E tudo foi feito com recursos provenientes das mensalidades pagas pelos servidores públicos”, declara Maria Antonia.

A cerimônia de inauguração do hospital contou com a presença de inúmeros beneficiários e beneficiárias de toda região norte. Compareceram também o vice-presidente, diretoras e diretores, membros dos conselhos Administrativo e Fiscal da Cassems, sindicalistas, autoridades municipais e estaduais, como deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), o deputado estadual Lauro Davi (PSB), deputado estadual Junior Mochi (PMDB) que representou o governador André Puccinelli e o deputado estadual Amarildo Cruz (PT).

O prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), e os prefeitos de São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Pedro Gomes, bem como Moacir Kohl, ex vice-governador de MS e a presidente da Câmara de Coxim, vereadora Marilene Gasperin (PSB) também participaram da inauguração.