IBGE aponta que MS tem o quinto menor índice de crianças no trabalho

Mato Grosso do Sul tem o quinto menor índice de crianças trabalhando, entre 10 e 13 anos, segundo mapa divulgado, nesta terça-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta a situação de trabalho e educação de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em todo país e tem como […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mato Grosso do Sul tem o quinto menor índice de crianças trabalhando, entre 10 e 13 anos, segundo mapa divulgado, nesta terça-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta a situação de trabalho e educação de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em todo país e tem como base os resultados do Censo Demográfico 2010.

Conforme os dados, o estado possuía 176,3 mil crianças na faixa etária em 2010 e 8,2 mil trabalhavam, o que representa 4,6% do total. Apenas Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, na ordem, apresentam índices menores. Já Rondônia, Amazonas e Pará têm os maiores percentuais de crianças trabalhando.

O índice de MS fica abaixo da média nacional. Conforme o estudo, o Brasil possuía 13,6 milhões de crianças entre 10 e 13 anos e 710,1 mil trabalhavam (5,2%).

Ainda conforme o levantamento, a não frequência de crianças à escola está diretamente ligada aos estados campões em trabalho infantil: Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Alagoas. Em Mato Grosso do Sul, 2,5% do total de crianças na faixa etária estavam fora das salas de aula, percentual abaixo da média nacional que é de 3%.

O mapa, segundo o IBGE, atende ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério Público do Trabalho (MPT), ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados