Um homem foi autuado por pescar durante o período de piracema, no rio Paraguai, nas proximidades de Porto Murtinho a 454 km de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), os policiais realizavam fiscalização na tarde da sexta-feira (29), quando surpreenderam um pescador, pescando com carretilha e capturando peixes em período de piracema.

Com a chegada dos policiais, ele tentou esconder uma sacola onde estavam os peixes que ele já havia capturado. Com o infrator, residente em Porto Murtinho, foram apreendidos 3 quilos de peixe da espécie jurupoca e corvina, além de uma carretilha. O pescador iniciava a pescaria no momento em que foi flagrado.

O infrator foi multado administrativamente pela infração de pesca predatória em R$ 740,00. Ele também responderá por crime ambiental de pescar em período de piracema. A pena é de um a três anos de detenção.

Este é o quarto pescador autuado em Porto Murtinho em uma semana, por pescar em período de piracema. Ações dessa natureza, em que se prendem pescadores que insistem em desobedecer à legislação antes de capturarem grande quantidade de pescado são fundamentais para a fiscalização.