Homem corta lábios e nariz da esposa após disputa conjugal no Afeganistão

Um homem cortou os lábios e o nariz de sua esposa após uma briga conjugal em um incidente ocorrido na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informaram neste sábado as autoridades, que acrescentaram que não localizaram ainda o agressor. O Ministério do Interior explicou em comunicado recolhido pela agência local “AIP” que deu instruções […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um homem cortou os lábios e o nariz de sua esposa após uma briga conjugal em um incidente ocorrido na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informaram neste sábado as autoridades, que acrescentaram que não localizaram ainda o agressor.

O Ministério do Interior explicou em comunicado recolhido pela agência local “AIP” que deu instruções à polícia do distrito de Enyil para deter o mais rápido possível o suspeito de ter mutilado sua mulher na noite de quinta-feira.

A vítima, de 22 anos e identificada pelas autoridades como Sitara, foi agredida por não corresponder às exigências econômicas de seu marido, que primeiro a socou e depois a atacou com uma faca, segundo uma fonte da procuradoria de Herat. O casal tem quatro filhos.

Este caso exemplifica as agressões ainda frequentes apesar dos tímidos avanços sociais alcançados após a queda há 12 anos do regime talibã no Afeganistão, onde os direitos das mulheres seguem sendo sistematicamente vulnerados.

Segundo a Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão, entre março e outubro de 2012 se registraram no país mais de quatro mil casos de violência contra as mulheres, 28% mais que no mesmo período do ano anterior.

Em maio, o Parlamento afegão rejeitou aprovar uma lei contra a violência de gênero perante a oposição dos partidos mais conservadores, que consideravam anti-islâmico, entre outros fatores, a existência de refúgios para vítimas de abusos.

Conteúdos relacionados