O presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde quarta-feira (27) à noite devido a uma infeção pulmonar, já consegue “respirar sem dificuldades”, disse hoje a Presidência sul-africana. Mandela, de 94 anos, foi internado após o reaparecimento de uma antiga pneumonia.

“Os médicos dizem que devido a uma infeção pulmonar, o antigo presidente Mandela desenvolveu um derrame pleural, que foi drenado. (…) Agora é capaz de respirar sem dificuldades. [O ex-presidente] continua a reagir ao tratamento e não sofre”, disse a Presidência.

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Principal símbolo da luta contra o regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz.

Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela (18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano) em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Em 2004, ao completar 85 anos, ele anunciou a aposentadoria.