A guitarra elétrica que Bob Dylan usou para tocar no festival folk de Newport, em 1965, poderá ser leiloada no final de 2013 após meses de disputa legal entre sua dona e o cantor, informou nesta terça-feira o site da revista “Rolling Stone”.

A guitarra, uma Fender Stratocaster de 1964, estava há 48 anos em posse da família de Dawn Peterson, que participou de um programa da americana chamado “History Detectives” para confirmar se tinha pertencido a Dylan.

Durante o programa, exibido em meados de 2012, foi comprovada a autenticidade do instrumento, avaliado em US$ 500 mil. O músico então reivindicou a posse da guitarra e a batalha judicial teve início.

Segundo Dawn Peterson, seu pai pilotou o avião particular que levou Dylan para casa após sua histórica participação no festival de Newport e encontrou três guitarras que haviam sido esquecidas na aeronave.

Embora o piloto tenha tentado entrar em contato com a equipe do músico várias vezes, ninguém nunca respondeu, e por isso ele ficou com os instrumentos.

Agora, ambas as partes chegaram a um acordo, mantido em sigilo, mas que permitiu a liberação da peça para ser vendida no final do ano. Segundo Dawn, eles estão à procura de uma casa de leilões.

Junto com a guitarra, também serão leiloados fragmentos de manuscritos de Dylan do que depois seriam as letras de “Just Like a Woman”, “Medicine Sunday”, e uma primeira versão de “Temporary Like Achilles”, com um preço estimado em pelo menos US$ 50 mil.