Guerrilheiro das Farc deserta após ser obrigado a assassinar amigo
Um guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desertou e se entregou à Marinha Nacional, no sul do país, alegando ter sido obrigado a assassinar uma amigo. O nome do homem não foi divulgado, apenas que seu apelido é ‘Chispa’, que pertencia a frente 48 das Farc e se entregou na cidade de Tagua. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desertou e se entregou à Marinha Nacional, no sul do país, alegando ter sido obrigado a assassinar uma amigo.
O nome do homem não foi divulgado, apenas que seu apelido é ‘Chispa’, que pertencia a frente 48 das Farc e se entregou na cidade de Tagua.
Sua entrada na organização aconteceu aos 19 anos, e ele seria o encarregado de extorquir comerciantes e criadores de gado no sul do país, em nome do grupo paramilitar.
A decisão tomada por ‘Chispa’ aconteceu depois que Robinson Cucarro, um dos líderes da frente 48, ordenou o julgamento de um jovem de 17 anos, que tinha perdido um fuzil de maneira usado em treinamentos, sendo condenada a morte.
“Quando todos os companheiros disseram que estavam de acordo que fuzilassem meu amigo, Robinson me perguntou e eu disse que não estava. Então ele tirou um revólver e disse: Se não está de acordo, o senhor é quem deve matá-lo”, segundo comunicado da Marinha.
Depois de matar o amigo na presença dos demais guerrilheiros, ‘Chispa’ ainda foi obrigado a cavar uma cova para enterrar seu corpo. “Era a primeira vez que tirava a vida de alguém”, revelou.
O ex-guerrilheiro passou quase três dias na selva, até que encontrou uma embarcação da Marinha e se entregou.
Notícias mais lidas agora
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
Últimas Notícias
Campanha Papai Noel dos Correios vai até sexta-feira
Campanha completa 35 anos e as cartinhas podem ser adotadas também pelo site
Sem contraproposta, policiais penais marcam nova assembleia para discutir regulamentação da categoria
Como na última assembleia, não houve acordo, policiais continuaram com a mobilização e marcaram uma nova reunião para quarta-feira (11)
Polícia prende autor de tentativa de homicídio em Chapadão do Sul
Durante o interrogatório, o homem acabou confessando o crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.