Depois de três semanas de protestos no centro de Porto Alegre, integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público decidiram marcar, para próxima quinta-feira, um protesto na avenida Tronco, zona sul da capital gaúcha. O grupo pretende contestar a remoção de famílias para a duplicação da via, obra de mobilidade que deve ser concluída até a Copa do Mundo de 2014.

Em uma segunda-feira sem grandes protestos em Porto Alegre, cerca de 300 manifestantes se reuniram no largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, para definir diretrizes e políticas do movimento. Entre outros pontos, os ativistas convergiram pela defesa da licitação do transporte público e que os governos trabalhem para reduzir o lucro dos empresários, em vez de adotar políticas de isenção fiscal.

Dentre as propostas votadas na assembleia, o grupo decidiu pela intenção de bloquear a ponte do Guaíba, que liga Porto Alegre ao sul do Estado, e de acessos ao aeroporto. Reuniões futuras definirão quando e como os atos serão executados.

Outro ponto discutido na assembleia foi o apoio à greve geral de sindicalistas, marcada para o próximo dia 11. A intenção do grupo é afetar a economia brasileira para chamar a atenção das causas defendidas.

Grupos de trabalho

O Bloco de Lutas se dividiu em grupos de trabalho para discutir atividades que serão desenvolvidas nos próximos dias. Manifestantes escolheram se dividir entre os GTs Comunicação, Segurança, Cultura, Agitação e Descentralização.

O único grupo que não divulgou com maiores detalhes suas ações foi o da Segurança, alegando precisar de mais sigilo para definir suas políticas. Os manifestantes lembravam a todo o momento sobre a possibilidade de policiais infiltrados na assembleia. Uma das atividades do GT da Segurança será orientar as pessoas a andar em grupos e a elaboração de um kit de segurança.