Pular para o conteúdo
Geral

Grupo de 400 peregrinos deixa Buenos Aires rumo ao Brasil

Cerca de 400 peregrinos viajaram nesta sexta-feira à noite, de ônibus, rumo ao Rio de Janeiro, para receber Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O grupo partiu da Catedral Metropolitana, onde o agora papa oficiava missa quando era arcebispo na capital portenha. “Espero viver uma experiência inesquecível para poder contá-la aos que não puderam […]
Arquivo -

Cerca de 400 peregrinos viajaram nesta sexta-feira à noite, de ônibus, rumo ao , para receber Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O grupo partiu da Catedral Metropolitana, onde o agora papa oficiava missa quando era arcebispo na capital portenha.

“Espero viver uma experiência inesquecível para poder contá-la aos que não puderam viajar desta vez”, disse à AFP Rodolfo Gandulia, de 20 anos, que integra uma delegação de 17 jovens de uma das maiores comunidades carentes de Buenos Aires.

“Estou muito emocionada. Eu conheço o papa, porque ele ia à nossa paróquia no bairro de Flores e tomava chá mate com os jovens”, contou Araceli Salazar, de 18, que tem um piercing no lábio superior.

O grupo faz parte dos mais de 30 mil argentinos que partiram em caravanas para o Brasil para ver seu compatriota, um homem que, no Vaticano, continua sendo o mesmo que percorria os bairros pobres argentinos.

“É minha primeira experiência em uma JMJ. Para nós, o Papa é um grande, um Deus. Gosto da humildade dele. Eu o conheci há quatro anos, quando foi à nossa paróquia e, agora, eu o vejo na televisão e continua o mesmo”, afirmou Jorge Rueda, de 32.

A mobilização gerada por essa edição da JMJ na Argentina, cuja delegação será a mais numerosa entre as estrangeiras, revela para os especialistas uma revitalização da fé em um país, onde 75% dos habitantes professa o catolicismo.

No meio da multidão, com seus trajes sóbrios, freiras se destacavam.

“Queremos nos sentir um (só) com o restante dos peregrinos e compartilhar com eles a linguagem da fé. O Papa sempre pede pela unidade”, afirmou a freira Leonor Morocho, de 43, que conheceu Francisco quando ele foi fazer um check-up na Clínica San Camilo, onde ela é enfermeira.

Natalia Marx, uma jovem de 22 anos, não parava de sorrir, ansiosa para ingressar na catedral para a missa do arcebispo Mario Poli, antes da partida.

“Eu me converti ao Catolicismo aos 16. Venho de uma família de pai ateu e mãe hinduísta, mas eles me apoiam”, disse Natalia.

Ela contou que pertence ao Movimento da Palavra de Deus em Buenos Aires e que espera que “no Rio, junto com o Papa, minha fé se fortaleça e possa compartilhar a alegria junto com os outros milhares de jovens”.

Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) esperam reunir no Rio de Janeiro pelo menos 1,5 milhão de católicos, a maioria de Brasil, Argentina e Estados Unidos, segundo números oficiais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Últimas Notícias

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued