O grupo D, com Itália, Inglaterra e Uruguai, foi o considerado da morte na Copa do Mundo de 2014 em sorteio realizado nesta sexta-feira, na Costa do Sauipe, na Bahia. Além dos três campeões mundiais, a chave tem também a Costa Rica. Em contrapartida, o Grupo H foi considerado fraco, com Bélgica, Rússia, Argélia e Coreia do Sul.

Nas últimas três Copas do Mundo, foi a Argentina quem se deu mal com o sorteio ao cair em grupos da morte. Em 2002, no Japão e Coreia do Sul, caiu em uma chave com Inglaterra, Suécia e Nigéria e não passou da primeira fase (os dois primeiros avançaram).

Em 2006, na Alemanha, pegou um grupo com Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim. Mas se classificou em primeiro lugar. Já no último Mundial, na África do Sul, foi a seleção brasileira quem deu azar e ficou no grupo considerado o mais forte. Apesar de ter a frágil Coreia do Norte, a chave tinha Portugal e Costa do Marfim.

Mas se o grupo D é o considerado mais forte, outras chave promete duelo de peso logo na primeira rodada do Mundial. O grupo B já começará com a reedição da final da Copa de 2010, entre Espanha e Holanda.