Grêmio precisa vencer o Veranópolis para se classificar no Gauchão

Depois de ser derrotado em casa em sua estreia na Libertadores, o Grêmio tentará salvar parcialmente sua semana neste domingo, no Olímpico, onde uma vitória sobre o Veranópolis garante a classificação do time às quartas de final da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Com empate ou derrota, o time da capital fica […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de ser derrotado em casa em sua estreia na Libertadores, o Grêmio tentará salvar parcialmente sua semana neste domingo, no Olímpico, onde uma vitória sobre o Veranópolis garante a classificação do time às quartas de final da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Com empate ou derrota, o time da capital fica na dependência de resultados paralelos para confirmar sua vaga na próxima etapa do estadual.

Como perdeu para o Huachipato em casa na última quinta, o Grêmio já viverá uma verdadeira decisão na próxima quarta, contra o Fluminense, pela Libertadores. Com isso, a ideia de colocar alguns titulares na partida deste final de semana fica prejudicada. A base deve ser a mesma do time que goleou o Santa Cruz-RS, na última quarta-feira, por 5 a 0.

Além de conquistar esta ótima vitória no meio de semana, o Grêmio acabou ajudado pelos resultados paralelos. Com 9 pontos, o time subiu para o 3º lugar no Grupo A. Está à frente de Cerâmica e Cruzeiro-RS nos critérios, pois tem uma vitória a mais e saldo bem superior. Passo Fundo, com 8 pontos, e Pelotas, com 6, também têm chances remotas de passar de fase. Destes cinco, apenas dois seguirão adiante, já que o Lajeadense está classificado e o Caxias só não entra se uma combinação mirabolante de resultados ocorrer.

O auxiliar Roger é quem deve novamente comandar a equipe à beira do gramado. Ainda não há definição sobre o esquema a ser utilizado pelo Grêmio. Na vitória sobre o Santa Cruz, a equipe jogou num 3-5-2, onde o meia improvisado como ala Guilherme Biteco acabou sendo um dos grandes destaques. Outro jogador que certamente começará como titular é Facundo Bertoglio. Fora da lista que disputará a fase de grupos da Libertadores, o argentino foi o maior nome da vitória na última quarta, participando de quatro gols, marcando dois deles.

Adversário gremista neste domingo, o Veranópolis já está eliminado da Taça Piratini, mas nem por isso não tem interesse na partida. A equipe da serra faz a pior campanha entre todos os 16 clubes do Gauchão, e hoje estaria sendo uma das três rebaixadas – desde 1994 o VEC participa ininterruptamente do estadual.

Os principais concorrentes gremistas pela classificação também jogam em casa. O Cerâmica receberá o Juventude, que também disputa vaga no Grupo B, enquanto o Cruzeiro joga em Canoas contra o já classificado Internacional. O Passo Fundo, que corre por fora na disputa, recebe o classificado São Luiz. O Pelotas, que tem chances remotas, pega o eliminado Canoas na Boca do Lobo.

O jogo deste domingo pode ser o último da história do Olímpico, embora seja improvável. O Grêmio tenta a transferência de seus dois jogos da fase de grupos da Libertadores para sua velha casa, enquanto o gramado da Arena não fica em perfeitas condições. Por contrato, clube ainda poderá utilizar o estádio do bairro Azenha até março, quando a Arena estiver totalmente pronta.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X VERANÓPOLIS

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Data: 17 de fevereiro de 2013, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Márcio Chagas da Silva

Assistentes: Júlio César Espinoza Freitas e Vilmar Burini

GRÊMIO: Follmann; Bressan, Gérson e Grolli; Tony, Matheus Biteco, Ramiro, Jean Deretti e Guilherme Biteco; Bertoglio e Willian José

Técnico: Roger

VERANÓPOLIS: João Ricardo; Ednei, Fred, Jonas e Fininho; Escobar, Márcio Reis, Eduardinho e Juninho; Lê e Valdo

Técnico: Julinho Camargo

Conteúdos relacionados