Novas gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal, divulgadas hoje, mostram que a secretária estadual de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, atuou nos bastidores e junto ao Ministério da Saúde para beneficiar a “máfia do ” em Campo Grande.

A TV Morena divulgou, na manhã de hoje, conversas da secretária com o diretor do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, Ronaldo Queiroz, e o ex-diretor do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi. Conforme as novas revelações, a secretária só não conseguiu beneficiar o grupo investigado na Operação Sangue , da Polícia Federal, porque a representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Inêz Gadelha, vetou a doação para o Hospital do Câncer.

As novas gravações vão contra as declarações feitas pela secretária Beatriz Dobashi à CPI da Saúde da Assembleia Legislativa e à imprensa, de que não teria vetado a vinda de aceleradores para a radioterapia em Mato Grosso do Sul.

Conforme as gravações, Beatriz Dobashi arma com o diretor-presidente do HR a desistência do HU e da Santa Casa, que encaminharam cartas desistindo dos equipamentos. No entanto, o ministério não aceitou, em hipótese alguma, a doação dos aceleradores para o HC.

Em conversa com o diretor afastado do Hospital do Câncer após as denúncias feitas pela PF, Beatriz pede para Adalberto Siufi procurar ‘um amigo’ no ministério para obter a doação dos equipamentos.

Em determinado trecho da conversa gravada pela Polícia Federal, a secretária chega  a torcer para que a chegada dos novos equipamentos demore bastante. Segundo Queiroz, o cronograma do ministério prevê a ativação dos novos aceleradores nucleares apenas em 2015.

As declarações causaram indignação nas mídias sociais e usuários passaram a fazer duas críticas à secretária estadual de Saúde no Facebook.

O MPE (Ministério Público Estadual) informou, por meio da assessoria de imprensa, que o caso já é investigado pela promotora Paula Volpe.

A assessoria do Governo do Estado também foi procurada para saber se haverá investigação, mas não foi localizada nem retornou as ligações até a publicação desta matéria.