Governo inicia hoje agendamento on-line com gratuidade para primeira emissão do RG
Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lança hoje (1°), em Campo Grande, um novo serviço, o Agendamento On-Line, para expedição de Carteira de Identidade (RG) de primeira e segunda emissão, visando garantir comodidade e agilidade ao cidadão que necessita do documento. O acesso ao agendamento eletrônico será feito a partir do endereço servicos.sejusp.ms.gov.br . […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lança hoje (1°), em Campo Grande, um novo serviço, o Agendamento On-Line, para expedição de Carteira de Identidade (RG) de primeira e segunda emissão, visando garantir comodidade e agilidade ao cidadão que necessita do documento.
O acesso ao agendamento eletrônico será feito a partir do endereço servicos.sejusp.ms.gov.br . O novo sistema entra em funcionamento concedendo a gratuidade da 1ª emissão do RG, conforme prevê a lei n° 4391/13. A regulamentação da lei, de acordo com a Sejusp, deverá ser publicada por meio de resolução no Diário Oficial do Estado.
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o agendamento via internet vai facilitar o acesso às informações para o usuário, melhorando a demanda pelo trabalho, já que da residência ou do local de trabalho o cidadão poderá agendar seu atendimento.
“Desse modo, a pessoa não necessitará ficar em filas, comparecendo no posto de identificação somente no dia e horário agendados. É a tecnologia sendo utilizada para melhorar a prestação de serviço ao cidadão. Sendo que a partir do dia 1° de outubro, a primeira via do RG será gratuita, conforme determinação legal. Enquanto que para a RG de segunda emissão, continuará o recolhimento da taxa correspondente”, ressaltou o secretário.
Treinamento
Na última sexta-feira (27) foi realizado, na sede da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), um treinamento com os gestores e coordenadores do Instituto de Identificação, a fim de conferir os últimos detalhes do novo sistema, como layout, campos obrigatórios de preenchimento, conferência detalhada da área do usuário, bem como dos itens administrativos, dentre outros.
No encontro, que contou com a presença do secretário Wantuir Jacini; do coordenador-geral de Perícias, Nelson Fermino Júnior e do superintendente do SGI, Daniel Nantes Abuchaim, ficaram definidos os canais que estarão à disposição do cidadão, em caso de dúvidas. Os telefones para contato são 3318-7980 e 3318-7981, além do endereço eletrônico: [email protected] , com atendimento 24 horas.
Como agendar
Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se a partir de 0 hora do dia 1º de outubro no endereço (http://servicos.sejusp.ms.gov.br/), escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, local e o protocolo de agendamento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.