O governo da Venezuela divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens do presidente Hugo Chávez desde que passou por uma cirurgia em Cuba, há dois meses, para tratar um câncer.

O governo informou que o líder do país respira através de uma cânula traqueal e que esse aparelho dificulta a fala.

“Como se informou oportunamente, a infecção respiratória surgida durante o período pós-operatório foi controlada, ainda que persista um certo grau de insuficiência. Dadas estas circunstâncias que estão sendo devidamente tratadas, atualmente o comandante Chávez apresenta respiração através de uma cânula traqueal, que lhe dificuldade temporariamente a fala”, explicou o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, em uma mensagem televisionada à nação.

O ministro também destacou que, mesmo hospitalizado, Chávez se mantém próximo de sua equipe de governo. “Depois de dois meses de um complexo processo operatório, o paciente segue consciente, com integridade de suas funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo, e à frente das tarefas fundamentais e inerentes ao seu cargo”.

Nas imagens mostradas pelo ministro de Ciência Tecnologia e Inovação, Jorge Arreaza, genro do presidente, é possível ver um Chávez sorridente e com o rosto ligeiramente inchado, deitado em uma cama e lendo a edição de ontem do jornal Granma. O presidente conta com a companhia de suas duas filhas mais velhas.

“Queríamos neste momento compartilhar com vocês imagens do dia de ontem à noite de nosso comandante acompanhado por suas duas filhas, Rosa Virginia e María Gabriela (…) ontem no dia da amizade, dos namorados”, disse Arreaza, antes de mostrar as imagens.