Governo colombiano e Farc podem fechar primeiro acordo esta semana
As negociações entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para por fim ao conflito armado, serão retomados amanhã (15). Há expectativa de acordo sobre o tema agrário, o primeiro item da agenda em discussão. Os negociadores do governo viajaram hoje (14) para Havana, Cuba, onde iniciarão a nona rodada de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As negociações entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para por fim ao conflito armado, serão retomados amanhã (15). Há expectativa de acordo sobre o tema agrário, o primeiro item da agenda em discussão. Os negociadores do governo viajaram hoje (14) para Havana, Cuba, onde iniciarão a nona rodada de conversações com os representantes da guerrilha.
O chefe negociador do governo, Humberto de la Calle, admitiu, ao terminar a oitava rodada de conversações, no começo de maio, que o ritmo do processo com a guerrilha é “insuficiente e inconstante”, ainda que tenha havido avanço com relação ao tema agrário. La Calle acredita que é preciso avançar na conclusão do tema agrário e passar a outros assuntos.
A guerrilha também sinalizou que poderia chegar a um acordo esta semana. O integrante da equipe negociadora da guerrilha em Havana, Jesús Santrich, disse esperar para meados deste mês um acordo sobre o desenvolvimento agrário. “Esperamos que haja fumo branco antes de que termine o mês de maio. Até lá deve haver um informe que dê certeza ao povo colombiano para que não perca o otimismo”, declarou Santrich.
Quando finalizar o primeiro tema, os negociadores discutirão o segundo ponto da agenda pré-fixada: a participação política da guerrilha, após o acordo de paz. Além disso, os negociadores deverão tratar da reparação das vítimas do conflito, da desmobilização e desarmamento da guerrilha e discutir soluções para combater o narcotráfico no país.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.