Governo acelera leilão que deverá expandir internet 4G

O governo deverá começar nas próximas semanas o processo que resultará na maior licitação do setor de telecomunicações brasileiro, a da frequência de 700 MHz. Com valor estimado em R$ 40 bilhões, a licitação tem como objetivo acelerar a implantação da internet móvel 4G. A licitação também possibilitará o uso de diversos equipamentos nos quais […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governo deverá começar nas próximas semanas o processo que resultará na maior licitação do setor de telecomunicações brasileiro, a da frequência de 700 MHz. Com valor estimado em R$ 40 bilhões, a licitação tem como objetivo acelerar a implantação da internet móvel 4G.

A licitação também possibilitará o uso de diversos equipamentos nos quais o 4G só funciona na frequência de 700 MHz.

A nova frequência é cobiçada pelo setor de telefonia por possuir um alcance maior e, com isso, exigir um número menor de antenas. De acordo com a publicação, a portaria que permitirá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciar o processo para destinar para as teles essa faixa, hoje utilizada pelos canais de televisão UHF, já está pronta e deverá ser publicada neste mês pelo Ministério das Comunicações.

A decisão deve ser informada ao setor de radiodifusão numa reunião hoje na Anatel.

Conteúdos relacionados