Geral

Google deixa de oferecer no País serviço que agiliza web

A consultoria norte-americana Renesys divulgou, na semana passada, um relatório em que afirma que o serviço DNS do Google “deixou o Brasil” em reação à proposta do governo de exigir que empresas de internet armazenem os dados de brasileiros no próprio país. A medida é parte do Marco Civil, em apreciação na Câmara dos Deputados. […]

Arquivo Publicado em 05/11/2013, às 14h26

None

A consultoria norte-americana Renesys divulgou, na semana passada, um relatório em que afirma que o serviço DNS do Google “deixou o Brasil” em reação à proposta do governo de exigir que empresas de internet armazenem os dados de brasileiros no próprio país. A medida é parte do Marco Civil, em apreciação na Câmara dos Deputados.


Procurado pela reportagem da Folha de São Paulo, o Google Brasil afirma que “não há nenhuma relação entre as duas coisas (DNS e possíveis novas regulações nacionais de localização de dados)” e que se trata apenas de “uma coincidência infeliz de timing”. Segundo a empresa, “a mudança de roteamento dos servidores de DNS faz parte de suas operações normais de rede”. O Google Public DNS, que era gerenciado no Brasil e passou aos Estados Unidos em 12 de setembro, foi lançado há cerca de quatro anos e supostamente agiliza o tempo gasto na conversão do endereço.

Jornal Midiamax