O Google vai investir outros 450 milhões de euros (US$ 607 milhões) ao longo dos próximos anos em um data center na Finlândia, num momento em que o país luta com o declínio da Nokia e a fraqueza de suas indústrias de papel e aço.

O investimento irá se somar aos 350 milhões de euros que a maior empresa de buscas da Internet já gastou no data center, construído no local de uma antiga fábrica de papel da Stora Enso em Hamina, sudeste da Finlândia.

O Google comprou a fábrica em 2009, transformando-a em um de seus centros de dados mais eficientes, aproveitando a fria água do mar da Baía da Finlândia para resfriar seus servidores.

O primeiro-ministro do país, Jyrki Katainen, disse que a investida mostrava que a Finlândia, com a sua força de trabalho altamente qualificada, mantinha-se competitiva.

Nós temos um excelente sistema de educação. A força da Finlândia está em encontrar soluções criativas para os desafios globais”, disse ele nesta segunda-feira, durante uma visita ao local.

As instalações de Hamina emprega cerca de 125 pessoas e o Google disse que estava analisando a ampliação do quadro de funcionários nos próximos anos.