Globo favorece Corinthians e paga R$ 35 mi a mais do que ao Flamengo

Dono da maior torcida do país, o Flamengo recebe bem menos da Globo do que o Corinthians, segundo na preferência das arquibancadas. Estudo realizado pel Itaú BBA, banco de investimentos do Grupo Itaú, mostra que o Corinthians faturou R$ 156 milhões com a venda de direitos para a televisão em 2012. O valor é 42% […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dono da maior torcida do país, o Flamengo recebe bem menos da Globo do que o Corinthians, segundo na preferência das arquibancadas.

Estudo realizado pel Itaú BBA, banco de investimentos do Grupo Itaú, mostra que o Corinthians faturou R$ 156 milhões com a venda de direitos para a televisão em 2012. O valor é 42% maior do que as receitas do Flamengo com direitos televisivos, R$ 110 milhões.

De acordo com Cesar Grafietti, gerente de crédito do Itaú BBA e um dos autores do estudo, o fato de o Corinthians ter disputado (e vencido) a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa em 2012 ajuda, mas não justifica a arrecadação R$ 46 milhões maior do que a do Flamengo.

Desses R$ 46 milhões a mais, estima Grafietti, pelo menos R$ 35 milhões saíram dos cofres da Globo. Ou seja, a Globo paga mais para o Corinthians do que ao Flamengo, diferentemente do que se pensava.

“Certamente, o grosso desse dinheiro vem da Globo. O Corinthians tem mais receita com TV do que o Flamengo no mesmo campeonato que os dois disputam [o Brasileiro]”, afirma Grafietti, que não teve acesso a contratos _apenas a balanços.

Mais completo estudo econômico-financeiro do futebol brasileiro, o levantamento do Itaú BBA é realizado desde 2010. Neste ano ano, a principal conclusão é de que os direitos televisivos estão impulsionando o crescimento do futebol brasileiro.

Na média dos 24 clubes estudados, as receitas com contratos de TV cresceram 35% de 2010 a 2012, bem mais do que publicidade (12%), bilheteria (9%) e venda de atletas (20%). No ano passado, os times faturaram R$ 1,326 bilhão com televisão, o que representa 45% do total de R$ 2,965 bilhões de receitas.

Dos grandes clubes, em três anos a televisão incrementou as receitas do Corinthians em 70%, do Flamengo em 80%, do Cruzeiro em 104%, do São Paulo em 69% e do Santos em 55%.

A mudança se deve ao modelo de negócio. Antes, a Globo comprava os direitos do campeonato Brasileiro do Clube dos 13, que repassava o dinheiro aos times em cotas. Agora, a negociação é direta entre agremiações e emissora. Quem tem mais audiência, tem mais poder.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados