Pular para o conteúdo
Geral

Gilmar Mendes critica demora na escolha de novo ministro do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou hoje (24) a demora na escolha do novo ministro da Corte. “É fundamental que não haja esse tipo de demora. A escolha tem que ser feita de maneira mais célere, uma vez que se trata de vaga decorrente da implementação da idade para [aposentadoria] compulsória, […]
Arquivo -
Compartilhar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou hoje (24) a demora na escolha do novo ministro da Corte. “É fundamental que não haja esse tipo de demora. A escolha tem que ser feita de maneira mais célere, uma vez que se trata de vaga decorrente da implementação da idade para [aposentadoria] compulsória, não surgiu sem que se soubesse. Tenho a impressão de que nós temos que discutir no futuro esse modelo e, talvez, estabelecer um prazo para esse tipo de indicação”.

Indicado ontem (24) pela presidenta Dilma Rousseff, o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso vai ocupar a vaga aberta com a saída de Carlos Ayres Britto, aposentado compulsoriamente em novembro do ano passado. O STF trabalha há pouco mais de seis meses com um ministro a menos.

Após participação em um evento sobre gestão pública no Distrito Federal, coordenando os debates, Mendes também apontou os prejuízos ao Supremo em virtude da ausência de um magistrado.

“É claro que a falta de um ministro por um longo período acaba afetando a funcionalidade do tribunal. Temos a possibilidade de empates, há a necessidade de esperar o colega para eventual desempate, temos a não distribuição para esse gabinete, portanto, uma sobrecarga para um tribunal que já é sobrecarregado”.

Também presente no evento, o senador Pedro Taques (PDT-MT) engrossou o coro do ministro pelo debate visando a um prazo para escolha de um novo nome para o STF. “Quase sete meses para nomear um ministro do Supremo não é razoável. Existem propostas de emenda à Constituição que estabelecem um prazo, um tempo para que a presidenta possa desempenhar essa sua atribuição, que é significativa. A falta de um ministro prejudica muito o governo e a sociedade brasileira. Por isso, eu concordo com o ministro Gilmar Mendes, nós temos que pensar nisso”.

Mendes, que está no Tribunal desde 2002, voltou a tecer elogios ao novo colega de trabalho, a quem se referiu como “um profissional altamente qualificado, reconhecido na academia, na advocacia, pelos tribunais e que tem dado grande contribuição para o desenvolvimento do direito constitucional brasileiro”.

Taques foi mais contido, porém também aposta na competência de Barroso. “Eu tenho certeza que quem é indicado para o Supremo, ao menos em tese, tem a capacidade de julgar processos difíceis. Quem não aguenta pressão, tem que ficar em casa. A pressão é muito boa para fazer o carvão virar diamante”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados