A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), está com inscrições abertas com 5.500 vagas em qualificação social e profissional no Projovem Trabalhador – “Juventude Cidadã”, no MS.

Em são 2.200 vagas, distribuídas nos seguintes arcos ocupacionais: Administração; Alimentação; Arte e Cultura; Beleza e Estética; Joalheria; Comércio; Turismo e Hospitalidade; Telemática e Vestuário.

Podem participar do Projovem os jovens de 18 a 29 anos que estão desempregados; ser membro de família com renda mensal per capita de até um ; estar frequentando (ou ter concluído) o ensino fundamental ou médio e não estar cursando (ou ter concluído) o ensino superior. Não poderão participar do Programa os jovens que recebem bolsa do Prouni, ou que, mesmo sem receber a bolsa universitária, cursem o nível superior; acumulem percepção do auxílio financeiro com benefícios de natureza semelhante; alunos que tenham vínculo empregatício e alunos egressos ou desistentes do Projovem Trabalhador (ou quando cadastrados e não receberam bolsa-auxílio).

Os interessados devem apresentar o original e fotocópia dos seguintes documentos: RG; CPF; Título de Eleitor (quando for o caso, comprovante de quitação das obrigações); Programa de Inclusão Social – PIS/NIS; Comprovante de escolaridade e Comprovante de Renda.

Durante a execução, os alunos receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 durante seis meses, desde que comprovem a frequência de 75% da carga horária e um kit estudantil contendo mochila, duas camisetas, caderno, lápis, borracha e caneta.

O Governo do Estado, por meio da Funtrab, aderiu ao Programa, mediante assinatura de Termo de Adesão celebrado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para atender 5.500 jovens em 32 municípios.

Na Capital, as inscrições serão realizadas somente na Funtrab, à Rua 14 de Julho, 992 (térreo), de segunda a sexta, das 07h30 às 17h30.