A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), aderiu ao Programa ProJovem Trabalhador, mediante assinatura de Termo de Adesão celebrado com o Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), para atender 5.500 jovens em 32 municípios de Mato Grosso do Sul.

175 vagas estão disponibilizadas em , contemplando os seguintes arcos ocupacionais: Administração, Beleza e Estética, Joalheria, Telemática, Turismo e Hospitalidade.

Contemplando a realidade local, a escolha dos cursos vem ao encontro de uma necessidade regional de capacitação. Em Ponta Porã, a realização dos cursos será de responsabilidade do Instituto de Tecnologia em Educação, Administração e Política (ITEAP).

Para o diretor-presidente da instituição, Professor Carlos Zerbini, a oportunidade de qualificação será um diferencial para os jovens da cidade fronteiriça, e que deve ser aproveitada. “Nós do ITEAP vamos executar com determinação e muita motivação os cursos no Estado, aliás, temos instruções da secretária Tania Garib para que façamos tudo com a devida qualidade. A experiência vai ser muito positiva”.

A diretora presidente da Funtrab e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, destacou os desafios a serem superados. “Na área do Trabalho temos o grande desafio de proporcionar qualificação profissional assim como exige hoje o mercado e para isso, temos um time que vai trabalhar conjuntamente com as empresas fazendo monitoramento, inserção e auxiliando no que for preciso”.

Seleção

O participante terá mensalmente o auxílio financeiro no valor de R$ 100,00, durante seis meses. O pagamento é condicionado à frequência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês. Do total das vagas oferecidas, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral.

Além de ter entre 18 e 29 anos completos até a data da inscrição, o candidato deve estar desempregado; ser membro de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo; estar frequentando (ou ter concluído) o ensino fundamental ou médio e não estar cursando (ou ter concluído) o ensino superior.

Os interessados devem apresentar o original e a fotocópia dos seguintes documentos: RG; CPF; Título de Eleitor (quando for o caso, comprovante de quitação das obrigações); Programa de Inclusão Social – PIS/NIS; Comprovante de escolaridade e Comprovante de Renda.

Em Ponta Porã as inscrições estão sendo realizadas no Ciat – Rua Deputado Aral Moreira, 118 – Centro.