Frio diminui ritmo de colheita do milho em Mato Grosso do Sul
Com a queda da temperatura e elevação da umidade, agricultores da região sul de Mato Grosso do Sul diminuem ritmo da colheita do milho safrinha. Em cidades como Ponta Porã e Amambai, que chegaram a registrar temperaturas negativas equivalentes a -1°C e -2°C, produtores rurais tiveram de cessar temporariamente a colheita devida a palha molhada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a queda da temperatura e elevação da umidade, agricultores da região sul de Mato Grosso do Sul diminuem ritmo da colheita do milho safrinha. Em cidades como Ponta Porã e Amambai, que chegaram a registrar temperaturas negativas equivalentes a -1°C e -2°C, produtores rurais tiveram de cessar temporariamente a colheita devida a palha molhada do milho, que coloca em risco a mecânica das colheitadeiras.
Em Mato Grosso do Sul até o dia 22 de julho a área colhida alcançou 40,4% na região norte e 27,7% na região sul. A média de área colhida no Estado atualmente é de 28,2%, como aponta o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), elaborado pela equipe técnica da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul).
“O ritmo de colheita mais acelerado ao norte do Estado se deve ao clima daquela região que não atrapalha e o calendário da safra deverá ser mantido normalmente. Já a região sul apenas diminuirá o ritmo e a queda na temperatura não representará perdas na produção”, avalia o analista de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Leonardo Carlotto.
A média de produtividade do milho safrinha no Estado, de acordo com a Aprosoja/MS, tem sido de 100 sacas por hectares. Ao norte o município de Costa Rica tem se destacado com produtividade equivalente a média do Estado, já ao sul, apesar da baixa temperatura, Ponta Porã apresentou produtividade maior que a estadual, e os agricultores chegam a colher 110 sacas por hectare.
Segundo dados do Siga foram colhidos 2,4 milhões de toneladas do milho safrinha em MS, que ocupavam a área de 400 mil hectares. A previsão para término da colheita é para primeira quinzena de agosto.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Mulher faz denúncia após filho autista ser difamado em grupos por colegas de escola em MS
Alunos teriam criado figuras com a imagem do aluno autista e compartilhado no WhatsApp
Medicina lidera preferência entre os 17,5 mil candidatos inscritos ao Passe UFMS
Neste ano, o tema da redação abordou os desafios do Ensino a Distância
Do brilho do Natal à ‘dezembrite’: entenda como o fim de ano afeta nossas emoções
Enquanto muitos têm sensação de conforto e renovação, outros se veem sobrecarregados pela frustração de metas não cumpridas
Chuvas intensas causam danos em 22 municípios de Santa Catarina
Há registro de alagamentos, deslizamentos, quedas de muros, danos a residências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.