França aprova casamento e adoção de crianças por casais homossexuais
O Conselho Constitucional anunciou hoje (17) ter validado a lei que permite o casamento e a adoção de crianças por duas pessoas do mesmo sexo na França e que deverá permitir as primeiras uniões no final da próxima semana. O presidente François Hollande anunciou que promulgará o texto no sábado, enquanto as primeiras celebrações poderão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Conselho Constitucional anunciou hoje (17) ter validado a lei que permite o casamento e a adoção de crianças por duas pessoas do mesmo sexo na França e que deverá permitir as primeiras uniões no final da próxima semana. O presidente François Hollande anunciou que promulgará o texto no sábado, enquanto as primeiras celebrações poderão ocorrer dez dias após a sua publicação oficial.
Em 23 de abril, no final de semanas de acalorados debates, o Parlamento francês aprovou o casamento civil e a adoção por casais homossexuais e que tornou a França o 14º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A oposição de direita recorreu ao Conselho Constitucional para contestar a conformidade do texto legislativo com a Constituição francesa e o direito internacional. O Conselho considerou que o casamento homossexual é “uma escolha do legislador” e “não é contrário a qualquer princípio constitucional”.
Mesmo se, até ao presente, “a legislação republicana anterior a 1946 e as leis posteriores encararam o casamento como a união de um homem com uma mulher, esta regra não se relaciona nem com os direitos e liberdades fundamentais, nem com a soberania nacional, nem com a organização dos poderes públicos”, e “não pode desta forma constituir um princípio fundamental”, acrescentou o Conselho na sua decisão.
Apesar de validar o direito de adoção por casais do mesmo sexo, o Conselho entendeu que o texto não lhes reconhece um “direito à criança”, e que o princípio a respeitar no processo de adoção deve sempre atender ao “benefício da criança”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.