Forças do governo sírio capturaram uma cidade no norte do país perto de uma instalação ligada ao programa de armas químicas da Síria após dias de confrontos intensos, disse um grupo que monitora a violência.

A cidade, Safira, fica localizada também em uma estrada estratégica que pode ser usada para ajudar áreas controladas pelo governo em Aleppo, uma cidade grande nas proximidades. O local estava sob controle de rebeldes, incluindo alguns militantes ligados à Al Qaeda.

“Forças do governo tomaram o controle da cidade estratégica de Safira após dias de confrontos e bombardeios pesados”, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha.

O Observatório, que monitora a violência na Síria através de uma rede de fontes espalhadas pelo país, não deu mais detalhes, e tampouco havia relatos sobre Safira na mídia estatal síria.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), que possui equipes na Síria para eliminar as armas químicas do país, informou na quinta-feira que seus inspetores não puderam visitar dois locais considerados perigosos demais.

A Opaq não identificou esses locais, mas uma fonte com conhecimento das operações da entidade disse que um deles era em Safira, que fica a sudeste de Aleppo.

A instalação de armas químicas já estava sob controle do governo, mas foi esvaziada de equipamentos devido aos confrontos na proximidade, segundo a Opaq.