Focus reduz IPCA para 2013 de 5,81% para 5,80%
Depois do alívio nas projeções para o IPCA na semana passada, o relatório de mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira, 15, pelo Banco Central, trouxe mais uma rodada de redução das estimativas para a inflação deste ano para o curto e médio prazo. A mediana para o índice de 2013 passou de 5,81% para 5 80%. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois do alívio nas projeções para o IPCA na semana passada, o relatório de mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira, 15, pelo Banco Central, trouxe mais uma rodada de redução das estimativas para a inflação deste ano para o curto e médio prazo. A mediana para o índice de 2013 passou de 5,81% para 5 80%. Há quatro semanas estava em 5,83%.
Para 2014, a mediana das previsões para o IPCA permaneceu em 5 90% como na semana anterior, mas segue mais alta do que a taxa de 5,80% vista um mês atrás.
Para o curto prazo, os analistas revisaram suas estimativas para o IPCA de julho, que passou de 0,24% para 0,20%. No caso de agosto, a mudança foi de 0,31% para 0,30%. Há um mês, a mediana para estas projeções estava em 0,30% nos dois casos.
O Focus revelou também que, no caso da mediana das estimativas suavizadas à frente para a inflação acumulada em 12 meses, houve uma pequena elevação de 5,67% para 5,68%. Há quatro semanas, estava em 5,69%.
Já entre os profissionais que mais acertam as previsões para o médio prazo, o grupo denominado pelo BC de Top 5, o IPCA de 2013 deverá ficar em 6,02%, como uma semana antes – quatro semanas atrás, a mediana estava em 6,11%. No caso de 2014, esse mesmo grupo manteve a projeção para a inflação de 6,30%, ante uma taxa de 6,05% vista há um mês.
Selic
Mesmo após o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a Selic para 8,50% ao ano e do IBC-Br surpreender negativamente, os analistas praticamente não mexeram nas estimativas para a taxa básica de juros. A maior mudança foi vista para a Selic ao final de 2014, que passou de 9,25% para 9,50%. Há um mês, a mediana das previsões estava em 9,00% ao ano.
Para 2013, a mediana das projeções se manteve em 9,25% ao ano, como no levantamento anterior e acima da taxa de 9,00% ao ano verificada um mês antes.
Na média deste ano, segundo esses profissionais, os juros ficarão em 8,25% ao ano, como já era esperado na semana passada. Um mês atrás, a taxa era de 8,16%. Já para 2014, a Selic deve ficar, em média, em 9,25% como já constava da Focus anterior. Um mês antes, estava em 9,00%.
Notícias mais lidas agora
- Jovem desaparece em Campo Grande e mãe recebe ligação de possível sequestro: ‘Quer que mate ela?’
- Mãe de Sophia chora ao tentar desmentir sogra e amigos de Christian por acusações de agressão e uso de drogas
- “Pedófilo, psicopata, manipular, um monstro”, diz mãe de Shophia sobre Christian
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
Últimas Notícias
Em processo de inventário, filha descobre sociedade falsa que usava nome de pai falecido
Suspeito do golpe teria deixado Mato Grosso do Sul por outras fraudes
Lula desembarca no Aeroporto de Campo Grande e segue para agenda em Ribas do Rio Pardo
Presidente seguirá para a cidade do interior de helicóptero para inauguração de indústria
Governo de MS publica calendário de licitações e tenta atrair concorrentes locais com cotas para ME e EPP
Evento de lançamento será nesta quinta-feira
Com salários de até R$ 16 mil, concurso do TRT-MS encerra inscrições nesta semana
O concurso do TRT visa preencher 13 vagas e formar cadastro reserva nas funções de Analista e Técnico Judiciário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.