Recomeçou neste domingo a venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014. Desde as 9h (horário de Brasília), interessados em entradas para partidas do Mundial podem acessar o site da Fifa (www.fifa.com/ingressos) e registrar seu pedido de bilhetes. Nesta etapa, pela primeira vez, torcedores podem manifestar seu interesse por ingressos já sabendo que seleções vão enfrentar-se em cada um dos 48 jogos da primeira fase do torneio.

Isso porque, na última sexta-feira, a Fifa realizou o dos grupos da Copa do Mundo. Em cerimônia organizada na Costa do Sauípe, na Bahia, foram definidos os grupos das 32 seleções do Mundial. Antes do sorteio, só a seleção brasileira, equipe-anfitriã, já sabia onde iria jogar suas três primeiras partidas da Copa.

Na etapa de venda de ingressos que começou neste domingo, o esquema de comercialização é o mesmo usado de agosto a outubro. Até o dia 30 de janeiro, a Fifa vai registrar em seu site o pedido de todos os interessados em ingressos. Em fevereiro, a entidade vai contabilizar esses pedidos. Se houver mais de um torcedor interessado em um mesmo tipo de bilhete, um sorteio vai definir quem fica com a entrada.

Devido a esse sistema, o diretor de Marketing da entidade máxima do futebol, Thierry Weil, recomenda que os torcedores não tenham pressa na busca pelo ingresso. A Fifa garante que não há qualquer vantagem para os torcedores que registrarem primeiro um pedido de bilhetes no site da organização.

A Fifa ainda não divulgou qual o número ingressos disponíveis nesta etapa de venda de entradas. A entidade, porém, já antecipou que haverá menos bilhetes do que o planejado para essa fase de vendas.

Devido a atrasos em as obras, a entidade máxima do futebol não tem certeza de quantas cadeiras serão instalados na Arena da Baixada, em Curitiba, e Arena Pantanal, em Cuiabá. Assim, ela tem que manter uma quantidade de bilhetes numa espécie de reserva para evitar que sejam comercializadas mais entradas do que as disponíveis.

No Itaquerão, em São Paulo, esse problema se repete, mas devido ao acidente que matou dois operários. O fato atrasou a entrega do estádio para abril. Sem definição sobre quantos assentos serão instalados no espaço, a venda de ingresso será limitada.

Inclusive não foram postos à venda neste domingo nenhum ingresso para a partida de abertura da Copa, que acontecerá no Itaquerão, no dia 12 de junho de 2014. O mesmo foi feito com o jogo final, no dia 13 de julho, no Maracanã. Neste caso, a paralisação deve-se ao grande número de ingressos já vendidos para os dois jogos.

Após o fim desta fase de vendas, outra etapa será realizada de 26 de fevereiro a 10 de abril. Neste período, a venda será feita por ordem de chegada, ou seja, quem pedir um ingresso primeiro no site da Fifa leva.

A partir do dia 15 de abril, começa a última etapa de comercialização. Nela, os ingressos restantes também serão vendidos por ordem de chegada pela internet e em guichês que serão abertos em cidades-sede.